O público pode se preparar. Em pouco menos de cinco meses, a música erudita volta a reunir as atenções de Jaraguá do Sul no Festival de Música de Santa Catarina (Femusc). A 10ª edição do evento promete mais um ano de muito aprendizado, diversidade cultural e grandes concertos, transformando a cidade no palco de um dos maiores festivais de música das Américas. O evento ocorrerá de 18 a 31 de janeiro de 2015. As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro pelo site www.femusc.com.br.

Continua depois da publicidade

Em 15 dias de inscrições, o Femusc reuniu 528 pretendentes aos cursos. Segundo o diretor artístico Alex Klein, o número é similar a outros anos e o total de inscrições deve chegar a 1,2 mil ou 1,3 mil. Alex explica, porém, que o planejamento para 2015 prevê uma leve redução de participantes para cerca de 500 alunos, contra 600 que integraram o evento em 2014. Além disso, há ainda as cerca de 200 vagas dos programas Femusckinho e Femusc Jovem, que abrem suas inscrições em novembro.

Para a 10ª edição, o grande destaque é a inclusão do canto lírico entre os cursos ofertados. Serão 60 vagas que se somam ao grupo de 50 coralistas da comunidade (escolhidos em uma audição, em data a ser definida). É deles a responsabilidade de acompanhar obras como a 9ª Sinfonia e Carmina Burana. Klein explica que condições técnicas como a climatização ideal de salas, além da relação com outros instrumentos nas apresentações, foram levados em conta na inclusão do curso, completando a grade de ensino individual, em pequenos grupos e grandes grupos.

Mestres

– O ensino de canto já vem sendo discutido há muitos anos no Femusc e tem sido cobrado por jovens cantores, inconformados que os benefícios do Femusc até agora não tinham sido estendidos a eles. Para a 10ª edição, acreditamos ter chegado a hora de dar este passo – conta Alex.

Continua depois da publicidade

Quatro professores têm a tarefa de preparar os alunos para as apresentações: Ana Häsler, mezzo-soprano suíço-cubana; Celine Imbert, mezzo-soprano brasileira; André dos Santos, preparador de voz brasileiro; e Gino Quilico, barítono canadense. Além deles, outros seis professores estreiam em 2015 no Femusc, seguindo a proposta do festival de renovar 10% do corpo docente a cada ano.

Professores serão homenageados

No aniversário de uma década, o Femusc vem com programação especial. O diretor artístico do evento Alex Klein revela que os professores que acompanharam todas as edições do evento serão homenageados.

Os concertos também fazem alusão ao período: a Orquestra Sinfônica do Femusc irá apresentar a 5ª Sinfonia de Dmitri Shostakovich, obra que marcou o encerramento da primeira edição do evento.

Outras composições de grande significado também foram eleitas para esta edição, como a 9ª Sinfonia de Beethoven.

Continua depois da publicidade