1 – Greve do transporte coletivo continua em Blumenau
Após nova assembleia nesta terça-feira e muita conversa entre trabalhadores, líderes sindicais, empresas, prefeitura e judiciário, segue indefinida a situação do transporte coletivo em Blumenau. Pela manhã os servidores se reuniram e reforçaram que só voltam a trabalhar quando receberem o 13º salário. Somente uma parte dos funcionários da Rodovel aceitou a proposta patronal e está trabalhando. De acordo com a administração da empresa, 18 dos 60 ônibus da frota estão rodando. Empregados da Glória e da Verde Vale seguem de braços cruzados. Uma nova assembleia está convocada para as 11h30min desta quarta-feira.
Continua depois da publicidade

2 – PF indicia 90 pessoas após operação contra pesca ilegal em SC
A Polícia Federal (PF) concluiu os indiciamentos dos investigados na Operação Enredados, deflagrada em 15 de outubro, para desarticular organização criminosa que atuava no extinto Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), com núcleos em Brasília e Santa Catarina, e na superintendência catarinense do Ibama. Ao todo, foram responsabilizadas 90 pessoas, que totalizaram cerca de 450 indiciamentos, sendo 55 por corrupção ativa, 77 por corrupção (nas modalidades passiva e privilegiada), 98 por crime ambiental, entre outros crimes. Do total de indiciados, 27 eram servidores públicos.

3 – Justiça impõe condições para turismo de observação de baleias no Sul de SC
Continua depois da publicidade
A Justiça Federal de Santa Catarina emitiu sentença impondo uma série de medidas por parte do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) para que o turismo de observação de baleias, proibido há dois anos, volte a ser liberado no Sul do Estado. O juiz Rafael Selau Carmona mantém a suspensão das atividades até que o ICMBio comprove ter adotado uma série de medidas para proteção das baleias-francas e para fiscalização adequada das empresas que praticam a observação dos cetáceos com uso de embarcações, com ou sem motor.

4 – O que abre e o que fecha no feriado de Natal em Santa Catarina
Com o Natal se aproximando, os planos começam a ficar mais concretos e as compras de última hora mais urgentes. Para não ser pego de surpresa por um comércio fechado ou um horário diferente no transporte público, o Diário Catarinense preparou um pequeno guia para auxiliar a programação neste feriado prolongado. Confira o que abre e o que fecha nas principais cidades de Santa Catarina: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville,Itajaí,Balneário Camboriú e Lages.

5 – Cade abre processo para investigar 21 empresas por cartel em licitações da Petrobras
Continua depois da publicidade
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu processo administrativo para investigar 21 empresas sob suspeita de formação de cartel em licitações da Petrobras. O grupo teria fraudado, pelo menos, R$ 35 bilhões em obras em cinco refinarias. Além das empreiteiras, 59 funcionários e ex-funcionários das companhias serão investigados pelo órgão antitruste. De acordo com a Superintendência-Geral do órgão, o crime de cartel entre as empresas teria se iniciado entre os anos de 1998 e 1999 — ainda no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) —, ganhando força especialmente a partir de 2003, ano em que foi iniciado o primeiro governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
