A condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que terá de cumprir 10 anos e 10 meses de prisão, repercutiu nas edições online dos principais jornais do mundo. No periódico El País, a reportagem sobre o julgamento do mensalão ganhou destaque na capa do site. A matéria destaca que “Dirceu, ao lado de Lula, fundou o PT e conduziu o ex-metalúrgico ao poder em 2002“.
Continua depois da publicidade
Saiba mais:
> Acesse a capa de notícias sobre o julgamento do mensalão
> Em INFOGRÁFICO, veja como ficou o placar das condenações e absolvições
A relação de Dirceu com o ex-presidente também é destacada pelo jornal francês Le Monde. “Chefe de gabinete de Lula de 2003 a 2005, Dirceu é acusado de liderar um vasto sistema de compra de votos no Parlamento durante o primeiro mandato de Lula”, explica a publicação.
Continua depois da publicidade
O The Wall Street Journal publicou em sua capa matéria destacando a repercussão do julgamento do mensalão no Brasil.
“O julgamento do sofisticado esquema de corrupção, que tem sido mostrado ao vivo pela televisão nos últimos dois meses, tem sido considerado por alguns como o ponto de virada para a atitude do país contra o crime”, avalia.
Além de Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino foi condenado a seis anos e 11 meses e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, a oito anos e 11 meses de reclusão.
> Para ler mais notícias sobre mensalão, clique aqui