Negociações entre o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a prefeitura de Navegantes colocaram fim, momentaneamente, ao problema dos caminhoneiros do município. Proibidos de estacionar nas ruas da cidade, por meio de um decreto que começou a valer em agosto, os motoristas poderão agora ocupar um terreno para deixarem seus veículos. O IFSC cedeu para a prefeitura a área destinada à construção do campus da instituição em Navegantes, que será utilizada como estacionamento.
Continua depois da publicidade
Cerca de 2 mil caminhões trafegam diariamente na cidade. Destes, 300 são de moradores do município e serão beneficiados com a negociação. À época em que o decreto foi criado, a justificativa da Secretaria de Segurança e Defesa Social foi de que a iniciativa buscava melhorar o tráfego de veículos e preservar a infraestrutura da cidade, que sofre com o trânsito pesado de caminhões ocorrendo em todas as vias públicas.
Convênio
Na semana passada, se reuniram na reitoria do IFSC o deputado Volnei Morastoni (PT), o prefeito Roberto Carlos de Souza (PSDB), o presidente do Sindicato de Transportadores Autônomos de Cargas de Navegantes (Sinditac), Vanderlei de Oliveira, o presidente da Associação dos Transportadores Autônomos de Cargas do Vale do Itajaí, Osni Thomaz e a reitora do IFSC, Maria Clara Schneider.
O encontro definiu os detalhes do convênio. O terreno será cedido por dois anos, podendo o IFSC solicitar a retomada antes mesmo do prazo estabelecido para a construção do campus em Navegantes. No momento, explicou a reitora, os recursos do Instituto estão destinados às obras do campus de Itajaí.
Continua depois da publicidade