O Hospital Santo Antônio divulgou nota nesta quarta-feira à tarde afirmando que o centro de obstetrícia está com capacidade de atendimento esgotada por causa da alta procura nos últimos dias. Segundo a gerente de Enfermagem do hospital, Luciane D’Ávila, durante a manhã desta quarta não havia nenhum leito vago para as gestantes. A situação só amenizou um pouco a partir da tarde, explica ela. No fim de dezembro do ano passado o mesmo problema foi registrado pelo hospital.

Continua depois da publicidade

De acordo com a gerente, apesar da superlotação todas as gestantes serão atendidas, mas pacientes de alto risco ou que estão em trabalho de parto terão prioridade. Luciane afirma que o problema não é recorrente, mas sazonal, e que por isso é difícil afirmar quando a situação irá se normalizar. O problema ocorre, segundo ela, pelo fato de o Santo Antônio também receber pacientes de municípios vizinhos a Blumenau e grávidas que vão até o hospital para consultas que poderiam ser feitas nos seus bairros de origem, em Unidades Básicas de Saúde.

– Todas serão atendidas, mas casos que poderiam ser resolvidos nos postos vão demorar mais – afirma.

Confira a nota na íntegra:

Nota de esclarecimento e apelo para comunidade

Continua depois da publicidade

O Hospital Santo Antônio, empresa privada, sem fins lucrativos, mantido pela Fundação Hospitalar de Blumenau, vem ao público de Blumenau e região solicitar que, gestantes que não são de alto risco ou de complexidade ainda em período gestacional, principalmente de outros municípios da região, que procurem pelos hospitais de seus locais de origem, como as cidades vizinhas Pomerode, Indaial e Gaspar.

O Hospital Santo Antônio é referência para atendimento em gestação de alto risco, no entanto, nesta última semana está com sua capacidade de atendimento esgotada. São 31 vagas no setor de alojamento conjunto, 7 salas de pré-parto e 5 cadeiras de medicação, fora os leitos da área de convênios particulares. Toda a sua capacidade está esgotada.

Muitas gestantes chegam ao hospital na busca de consultas e ou exames que poderiam ser realizados em seus municípios de origem, o que pode ocasionar atraso no atendimento da paciente de alto risco. É com a compreensão de todos que poderemos realizar e atender as gestantes neste momento tão importante para a mulher. Esperamos que, nos próximos dias, a situação se normalize, contando com a ajuda e o apelo atendido pela comunidade do Vale do Itajaí.

O hospital Santo Antônio também comunica que atende pelo sistema de classificação de risco todas as gestantes que chegam ao hospital. O protocolo de acolhimento visa o acompanhamento ainda mais seguro e qualificado. O projeto atende às necessidades dentro do projeto da Rede Cegonha, com qual o Santo Antônio é conveniado.

Continua depois da publicidade

Ao chegar ao hospital toda gestante passa pelo setor de triagem pelo profissional da área de obstetrícia. A intenção é garantir ainda maior conforto e segurança no atendimento e acolhimento hospitalar.