O Hospital Santo Antônio trabalha nesta terça-feira no limite da capacidade em obstetrícia. Ou seja, todos os leitos destinados às gestantes estão ocupados. A empresa emitiu um comunicado à imprensa de Blumenau nesta manhã solicitando que as gestantes dos municípios vizinhos procurem os hospitais de suas cidades. As 31 vagas no setor de alojamento, sete salas de pré-parto, cinco cadeiras de medicação, além dos leitos de convênios estão ocupados.

Continua depois da publicidade

Na avaliação da gerente de Enfermagem do Hospital Santo Antônio, Luciane D’Ávila, Blumenau torna-se alvo dos outros municípios por ser considerada referência na área. Quando uma nova gestante chega, uma avaliação é feita e em caso de urgência ou emergência, o atendimento é feito na hora. Caso contrário, a paciente aguardará na fila de espera e será reavaliada a cada duas horas. A expectativa é que o atendimento seja normalizado até o fim de semana.

– As pacientes precisam entender e vir para cá somente quando estiverem em trabalho de parto ou em casos de alto risco. Também pedimos que as gestantes da região procurem os hospitais de sua região – avalia.

De acordo com Luciane, o Hospital Santo Antônio é referência em gestação de alto risco, por causa da UTI neonatal e para gestantes. Nestes casos o atendimento ocorre normalmente.

– Casos de urgência ou emergência são aqueles em que a gravidez pode estar vindo bem até que a mulher sente uma dor súbita, às vezes acompanhada de sangramento. É diferente das contrações do trabalho de parto, que começam aos poucos – explica.

Continua depois da publicidade

Confira abaixo a nota oficial emitida pelo hospital:

Nota de esclarecimento e apelo para comunidade

O Hospital Santo Antônio, empresa privada, sem fins lucrativos, mantido pela Fundação Hospitalar de Blumenau, vem ao público de Blumenau e região solicitar que gestantes que não são de alto risco ou de complexidade ainda em período gestacional, principalmente de outros municípios da região, que procurem pelos hospitais de seus locais de origem, como as cidades vizinhas Pomerode, Indaial e Gaspar.

O hospital Santo Antônio é referência para atendimento em gestação de alto risco. No entanto, neste último final de semana e no início desta semana está com sua capacidade de atendimento esgotada.

São 31 vagas no setor de alojamento conjunto, sete salas de pré-parto e cinco cadeiras de medicação, fora os leitos da área de convênios particulares. Muitas gestantes chegam ao hospital na busca de consultas e/ou exames que poderiam ser realizados em seus municípios de origem, o que pode ocasionar atraso no atendimento da paciente de alto risco.

É com a compreensão de todos que poderemos realizar e atender as gestantes neste momento tão importante para a mulher. Esperamos que até o final de semana a situação se normalize, contando com a ajuda e o apelo atendido pela comunidade do Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade