Um caso da KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase), mais conhecida como superbactéria, foi descoberto na tarde desta sexta-feira no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville. Um paciente que teve diagnóstico confirmado pela superbactéria no ano passado voltou para a emergência. Mais quatro estavam com ele no mesmo ambiente. Por precaução, os cinco foram levados para leitos em isolamento.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias de Joinville e região

A assessoria de imprensa do hospital informa que, a partir da descoberta, o fluxo de pacientes teve que ser controlado e a sala de emergência fechada para desinfecção. A operação foi realizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. A emergência do Regional foi liberada somente à noite.

Quatro pacientes que estiveram na presença daquele que teve diagnóstico de infecção por KPC confirmado no ano passado também passaram por testes. A KPC é altamente contagiosa, transmitida através do contato com secreções do paciente infectado. O contágio através do ar não é uma das formas de proliferação da bactéria.

Continua depois da publicidade

– A Direção do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt ressalta que já tomou todas as providências que se faziam necessárias para a segurança dos pacientes – diz o comunicado emitido pela assessoria.

No ano passado, o Hospital Municipal São José enfrentou um surto de contágio por KPC. Os resultados dos testes realizados nos cinco pacientes do Regional serão divulgados nesta quarta-feira.