O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, que atende a região Norte, vai ativar 10 novos leitos de UTI, nos próximos 30 dias. Na manhã desta quinta-feira, a secretária de Desenvolvimento Regional, Simone Schramm, se reuniu com os diretores da unidade para fazer um levantamento do custo necessário para implantar os novos leitos em caráter emergencial. O hospital conta hoje com 20 leitos de UTI.

Continua depois da publicidade

– Precisamos estar preparados em função do foco de gripe A em Jaraguá do Sul – declarou a secretária.

Outro serviço que passou a funcionar com mais agilidade foi a Central Regional de Regulação de Leitos. Desde a última quinta-feira, o serviço começou a atender durante 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. O local é responsável pela gestão das solicitações e encaminhamentos de pacientes em estado de urgência e emergência para os hospitais referenciados.

A unidade compreende as macrorregiões Nordeste e Planalto Norte do Estado. O serviço foi implementado há cerca de 30 dias e estava funcionando em caráter experimental apenas durante a semana, das 7 às 19 horas.

Continua depois da publicidade

A fragilidade dos serviços de atendimento e a falta de leitos de UTI em Joinville foram sentidas no último mês quando uma uma mulher morreu por suspeita de gripe A e precisou esperar cerca de 10 horas por um leito de UTI.

Com exclusividade, a reportagem de “AN” divulgou a história de Josiane Cidral, de 34 anos, mãe de cinco filhos, que deu entrada no pronto-atendimento Leste por volta das 17h30 do dia 23. 24 horas depois, ela morreu sem nem conseguir um leito no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. O Ministério Público chegou a abrir inquérito para investigar se houve negligência por parte do Estado no caso de Josiane.

Entenda como funciona a Central Regional de Leitos

Equipes formadas por médicos e operadores atendem por telefone os pedidos de 26 municípios abrangidos pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) de Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra e Canoinhas. Por meio do Sistema de Regulação (Sisreg), os atendentes verificam as disponibilidades de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de cuidados prolongados, conforme a demanda requerida pela unidade prestadora dos primeiros atendimentos.

Continua depois da publicidade

Municípios abrangidos: Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Corupá, Garuva, Guaramirim, Irineópolis, Itaiópolis, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Major Vieira, Massaranduba, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú, Schroeder e Três Barras.