A garantia de futuro do Hospital Infantil Pequeno Anjo, que ameaça fechar as portas do pronto-socorro em Itajaí em razão dos altos custos de manutenção, tem um dia decisivo na próxima quarta-feira. Uma reunião com representantes da prefeitura, Secretaria de Desenvolvimento Regional, governo do Estado e Fundação Univali, que administra a unidade, vai apresentar as possibilidades do hospital receber recursos federais, por meio de programas e convênios.
Continua depois da publicidade
O encontro está marcado para 14h, em Florianópolis. O secretário-adjunto da Saúde estadual, Acélio Casagrande, vai a Brasília nesta sexta-feira, levando os dados da instituição e buscando orientações sobre os repasses.
Uma conversa terça-feira à tarde, também em Florianópolis, definiu que só depois dessa viagem será tomada alguma decisão. Vice-prefeita de Itajaí, Dalva Rhenius participou do encontro e se mostrou satisfeita com os encaminhamentos.
– Houve muita vontade do secretário Dalmo de Oliveira em resolver a situação do Pequeno Anjo, e quarta-feira vamos ver as opções viáveis para o hospital – afirma.
A expectativa é de que, assim que as necessidades do hospital itajaiense cheguem ao Ministério da Saúde, já seja possível a liberação de alguns valores. Se projeta até um adiantamento financeiro antes da oficialização dos documentos, garantindo atendimento mais rápido ao Pequeno Anjo. Falta apenas analisar por quais enquadramentos legais a instituição precisa passar para ser beneficiada.
Continua depois da publicidade