A Ginkgo Biloba plantada nos fundos da Fundação Cultural é citada em trechos da revista Blumenau em Cadernos. Em um artigo de setembro de 1968 a blumenauense Renata Luiza Rohkohl Dietrich, filha do engenheiro e Cônsul alemão em Blumenau Otto Rohkohl, escreve:
Continua depois da publicidade
“Um exemplar de Ginkgo Biloba, planta que já existia no período cretáceo da nossa terra e que nos inspirou tantas legendas e tanta poesia do maior de todos os gênios, poderia existir aqui, na nossa Blumenau? Sim, ela existe, única em Blumenau e, provavelmente, única em Santa Catarina.”
:: Árvore plantada por Dr. Blumenau é clonada para preservar a história
Em outra publicação do Blumenau em Cadernos, desta vez em 1971, o texto diz que a árvore centenária é mais antiga existente no Brasil. A diretora de Patrimônio Histórico e Museológico da Fundação Cultural, professora Sueli Petry, explica que os primeiros colonizadores tinham grande preocupação em saber quais plantas sobreviveriam ao ambiente tropical e, por isto, plantaram as espécies distintas:
Continua depois da publicidade
– Darwin tem relação com a pesquisa em botânica da nossa região e Dr. Blumenau, com formação farmacêutica, também tinha este gosto pela botânica. Esta área, nos fundos do horto botânico, é o resultado desta experiência, você contra ali uma diversidade de espécies cultivadas no século 19 e que ainda hoje resistem ao tempo.
> Assista ao vídeo:
Muitos pedidos de sementes, via correio ou junto à imigração, eram feitos por Dr. Blumenau, como consta do Guia de Instruções aos Imigrantes para a Província de Santa Catarina no Sul do Brasil. Na cartilha do imigrante ele cita desde os equipamentos mais usados na agricultura da colônia até quais as melhores sementes para se plantar na terra nova.
Aquele que se interessar por trazer sementes em grande quantidade deve proceder da seguinte forma: empilhar alternadamente a semente embrulhada com cal numa caixa grande e repetir este procedimento várias vezes, num período de 12 a 14 dias, até que este não se desfaça mais e, finalmente acondicionar tudo isso rapidamente em recipientes adequados, nos quais deve colocar uma pequena quantidade de cal. Desse modo economiza-se tempo e espaço, como também se evita um custo maior com frete.
Continua depois da publicidade
> Saiba mais sobre a Ginkgo Biloba
– A árvore com casca de cor acinzentada pode alcançar até 40 metros de altura. Ela tem caule reto, casca fendida e ramos tortuosos.
– A coloração das folhas varia do verde-cáqui ao marrom esverdeado, em forma de leque, bilobuladas, com 2 a 12 centímetros de largura e de 2 a 9,5 centímetros de extensão.
– A ginkgo quase foi extinta, mas atualmente está sendo cultivada e é comum encontrá-las nas ruas, principalmente na Ásia, fazendo parte da arborização urbana.
Continua depois da publicidade
– É uma espécie conhecida como planta ornamental em numerosos países de climas distintos, pois tem capacidade de se adaptar às mais diferentes condições ambientais.
Fonte: Informações reunidas pelo professor doutor e pesquisador de Silvicultura da Furb, Lauri Amândio Schorn