Encerrou às 18h55min desta terça-feira em Blumenau o julgamento de Evandro de Oliveira Luterek, de 26 anos, acusado de tentar matar a companheira com pelo menos 30 facadas na residência do casal na Velha Grande no dia 4 de janeiro deste ano. O homem foi considerado culpado e condenado a 10 anos, 10 meses e 20 dias de prisão em regime fechado.
Continua depois da publicidade
A condenação foi por tentativa de homicídio com três qualificadores: por meio cruel, através de emboscada e de feminicídio — quando o crime ocorre contra a mulher por razões da condição do sexo feminino. A acusação do Ministério Público tinha ainda um quarto qualificador – a motivação torpe -, mas este foi derrubado durante o julgamento, que teve júri popular e durou quase 10 horas.
::: Leia mais notícias de Blumenau
Luterek já estava preso desde janeiro, quando se entregou à polícia e confessou o crime no mesmo dia. Ele estava no Presídio Regional de Blumenau e, agora que foi condenado, deve ser transferido para a Penitenciária Industrial, na Rua Silvano Cândido da Silva Sênior. Segundo o advogado dele, Jeremias Felsky, a defesa deve recorrer nos próximos dias para tentar uma redução da pena.
A vítima das facadas e ex-mulher de Luterek, que sobreviveu ao crime, foi uma das testemunhas no processo. Segundo os relatos, o casal vivia um relacionamento de união estável marcado pela violência e, em 2016, ela chegou a registrar um boletim de ocorrência contra o companheiro. A tentativa de assassinato ocorreu quando ela tentou romper o relacionamento. Após atacá-la com pelo menos 30 golpes de faca, o homem ligou para o 190 e se entregou.
Continua depois da publicidade