Pela segunda vez em pouco mais de um mês, um homem morreu em Joinville à espera do socorro. Segundo a família de Jorn Peter, de 67 anos, a ambulância do Samu chegou a casa, na rua Márcio Luckow, no Vila Nova, pouco mais de duas horas depois do chamado.
Continua depois da publicidade
Regina Célia Barbosa, 50 anos, conta que o marido saiu durante a manhã de segunda-feira para passear de bicicleta. Ativo, Jorn sempre fazia atividade física. O dia estava quente e quando retornou, ele tomou banho, comeu e tirou um cochilo.
Ao acordar, sentiu uma forte dor no peito. A mulher questionou várias vezes sobre a dor, mas o marido tentou tranquilizá-la dizendo que estava bem. Ao entrar no escritório da casa, por volta de 14h30, ele caiu desacordado. Regina ligou para o Samu.
Continua depois da publicidade
– Eu pedi socorro. Fiz seis ligações.
A mulher e os vizinhos ficaram com medo de mexer no corpo e não pensaram em levá-lo ao hospital porque ele estava caído. Segundo a família, a equipe do Samu chegou por volta de 16h40 e, ao perceber que a vítima estava morta, foi embora.
– Foi a única vez que precisei do serviço, estou decepcionada – lamentou.
Uma denúncia feita a “AN”, nesta semana, dava conta de que o Samu estaria com uma ambulância no dia em que o homem morreu e que as ambulâncias dos outros serviços – bombeiros e paramédicos – estavam atendendo.
Contraponto
A Secretaria Municipal de Saúde, responsável por quatro ambulâncias do Samu, confirmou que o serviço estava atendendo com apenas um veículo. No domingo, havia duas ambulâncias rodando quando uma teve que ir para o conserto com problema no motor. A unidade ficou parada desde a tarde de domingo até as 16 horas de segunda, à espera do conserto. Outras duas ambulâncias estão paradas há mais de um mês. Uma está aguardando uma peça que deve ser trocada e outra está batida. Até hoje, uma das duas deve voltar a rodar. O Samu está apurando como foi o atendimento ao paciente que morreu. O serviço garantiu que entrará em contato com os profissionais de plantão na ocasião e ouvirá as gravações do atendimento.
Continua depois da publicidade