A bicicleta sempre foi o principal meio de locomoção do pedreiro Romário Gonçalves, de 42 anos. Na manhã deste domingo, mais uma vez, ele subiria na bike para uma saída trivial. De camiseta, bermuda e chinelo, foi ao banco sacar dinheiro e na volta parou na padaria para comprar pão e mortadela.
Continua depois da publicidade
Quando passava pela avenida Santos Dumont por volta das 10 horas, a poucos quilômetros de sua casa no bairro Jardim Sofia, a bicicleta teve o movimento interrompido ao passar por um buraco às margens da pista, sentido bairro. Chovia na hora do acidente.
Segundo familiares, Romário foi arremessado para frente, bateu com a cabeça no chão e a bicicleta caiu por cima de seu corpo. Ele não usava capacete.
A cunhada Danielle Gonçalves conta que o motorista do veículo que vinha logo atrás era conhecido da família e pediu socorro. Apesar do atendimento imediato, Romário morreu na hora com o impacto na batida.
Continua depois da publicidade
:: Leia mais sobre Joinville e região em A Notícia
O buraco onde ocorreu o acidente tinha cerca de um metro de comprimento e 20 cm de profundidade, o suficiente para cobrir o pé e tornozelo.
Buraco na Santos Dumont , nº 3.517, onde ocorreu o acidente
– Nós ficamos indignados com a promessa da prefeitura de asfaltar quilômetros e deixar esses buracos na Santos Dumont. Agora, vai ficar a saudade – desabafou o cunhado Roberto Rivelino de Oliveira, de 45 anos.
O acidente deste domingo é um desfecho trágico envolvendo um problema presente em várias vias em Joinville.
Continua depois da publicidade
:: Grávida morre em acidente na avenida Santos Dumont
Danielle diz que a irmã chegou a cair e quebrou o braço ao passar de moto por um buraco perto de casa. A ex-esposa de Romário, Adriana Prudêncio Mariano, chama a atenção, também, para os danos nos pneus dos carros por causa dos buracos.
:: Obras do elevado do cruzamento da Santos Dumont com a Tuiuti começam nesta quinta-feira
Romário era popular no bairro, gostava de pescaria e das crianças e um profissional que buscava sempre fazer melhor o seu ofício. Ele deixa uma filha de 14 anos.
Até o início da tarde deste domingo, a família ainda não havia definido o local do enterro.
Contraponto
A prefeitura de Joinville informou que não vai se manifestar sobre o acidente enquanto não receber o laudo do Instituto-geral de Perícia (IGP), que apontará a causa da morte do pedreiro Romário Gonçalves.
Continua depois da publicidade
Por meio de sua assessoria de imprensa, a prefeitura acrescentou que está buscando recuperar os buracos nas ruas da cidade, porém depende das condições climáticas, e lembrou que em dezembro houve apenas quatro dias de sol.
Em relação à Santos Dumont, a prefeitura destacou que a avenida vai passar por melhorias e duplicação, obra realizada pelo Governo do Estado.