O primeiro paciente com dengue contraída em Joinville em 2016 está medicado, em casa, e passa bem. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, que acompanha todos os casos registrados na cidade. O homem de 30 anos, morador do bairro Itaum, na zona Sul da cidade, contraiu a doença em Joinville mesmo, o chamado caso autoctone.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

Como o Itaum é o bairro onde há mais focos registrados em 2016 – são 19 até agora – a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde decidiu fazer uma nova análise para ver se o raio de infestação aumentou. Em cada foco é feito um trabalho intenso de prevenção e controle do mosquito num raio de pelo menos 50 metros.

O Itaum é considerado um local de infestação, ou seja, com presença do mosquito muito acima do normal. O índice de infestação é um cálculo que leva em conta a relação entre o número de imóveis onde foram encontradas larvas do mosquito e o total de residências visitadas.

Continua depois da publicidade

O primeiro caso de dengue autóctone foi confirmado na última segunda-feira. É preocupante porque comprova que a dengue está presente e circulando na cidade. Com este, sobiu para 20 o número de casos da doença, mas os outros 19 são de pessoas que contraíram o vírus fora de Joinville. Além disso, em 2016 foram registrados cinco casos de febre chikungunya, sendo quatro importados e um autóctone. Não houve registro até o momento de zika vírus em Joinville.

As secretarias municipal e estadual de Saúde também estão fazendo um novo alerta para que a comunidade se responsabilize pelo combate ao mosquito.

Casos 2016

Dengue: 20 (19 importados e 1 autóctone)

Chikungunya: 5 (4 importados e 1 autóctone)

Focos 2016

Itaum: 19

Boa Vista: 18

Zona Industrial: 8

Floresta: 6

Rio Bonito: 5

Fátima: 3

João Costa: 3

São Marcos: 3

América: 2

Glória: 2

Nova Brasília: 2

Pirabeiraba: 2

Anita Garibaldi: 1

Boehmerwald: 1

Bucarein: 1

Costa e Silva: 1

TOTAL: 77