Numa tarde de quarta-feira do mês de março, sete belas meninas com menos de 22 anos entraram no Parque Vila Germânica, em Blumenau, para pleitear uma vaga no concurso Miss Blumenau 2014. Faltavam só 29 dias para a eleição da representante blumenauense quando adentraram a secretaria de Turismo de Blumenau. Duas delas repetiam os mesmos passos dados no ano passado, quando tentaram se tornar Miss Blumenau 2013.
Continua depois da publicidade
A partir daí, as candidatas assumiram uma agenda de compromissos que têm de cumprir rigorosamente até dia 3 de abril, data da disputa. Há algumas décadas, num tempo não tão longínquo mas antes mesmo do nascimento destas meninas, a glória em conquistar o título de miss era outro. Mesmo que muitos profissionais do ramo tentem manter viva a essência do concurso, o número de candidatas inscritas entrega uma realidade mais modesta no presente.
No ano passado 15 meninas se inscreveram no concurso blumenauense e, após uma desistência, 14 competiram. Em 2014, o número de inscritas não passou da metade do ano anterior. E esta gangorra sobe e desce a cada ano. Em 2011, por exemplo, 12 candidatas competiram – no ano seguinte apenas meia dúzia se inscreveram.
Continua depois da publicidade
O glamour dos antigos concursos, entretanto, deu espaço a um treinamento mais completo e a meninas que chegam mais preparadas à final, com noções de etiqueta, oratória e maquiagem. Uma preparação intensiva e cada vez mais profissional na formação da nova miss, que o Santa acompanhou de perto.
<< Em Santa Catarina, a preparação intensiva das candidatas começou no fim na década de 1990 >>