Apesar do concurso ter se profissionalizado e evoluído com a preparação das candidatas, a relação de rainha e súditos deixou de existir e o perfil top model começou a se tornar exigência e se perpetuar não só no desejo das candidatas. Exemplo disto foi a passagem da Miss Brasil 1975, Ingrid Budag, no recente lançamento do livro autobiográfico Ao Rei dos Reis, Minha Coroa, em Blumenau.

Continua depois da publicidade

O carinhoso público chegou cedo ao Neumarkt Shopping para garantir um autógrafo da eterna miss. A abordagem cuidadosa e a vontade de tirar uma foto perto de Ingrid ia muito além do sorriso contido dado às longilíneas misses atuais, que também marcaram presença no evento.

– No meu tempo, o perfil da miss era muito mais Cinderela do que outra coisa. Não tínhamos o mesmo preparo para o concurso, mas as pessoas se encantavam mais com a faixa e a coroa. Até hoje me reconhecem na rua. É uma relação de carinho muito bacana que eu tento corresponder à altura. O perfil das candidatas era outro também, éramos mais inocentes, no sentido de despreparo mesmo. Não sabíamos o que iria acontecer, como nossas vidas iriam mudar após o concurso – relembra Ingrid.

Continua depois da publicidade

Na edição de 2014, a preparação das candidatas do Miss Blumenau contou com curso de conduta social e oratória, prova de maiô, jantar aula, palestra e ação social. Não se sabe ao certo em que momento este tipo de preparo começou na cidade – já que os compromissos surgiram aos poucos na agenda das candidatas – mas o coordenador da etapa municipal, Elson Campos, reforça a transformação das meninas nesta fase.

– Quando elas chegam aqui (na secretaria de Turismo) desconhecem os requisitos para se tornar miss. A preparação faz com que elas se transformem, aprendam muitas vezes a desfilar, conhecer a cidade onde moram e a se comunicar facilmente com o público. Hoje em dia, precisamos ir além da beleza física – reforça Elson, que neste ano promete manter a grande estrutura do concurso anterior.

No ano passado, o discurso e a segurança da novata Kathleen Suzan Zwicker na competição conquistaram jurados e público. Ela levou o título e conseguiu uma vaga no Miss Santa Catarina. No dia da coroação, quando indagada sobre a conquista e os pontos conquistados na prova de oratória, Kathleen afirmou que a menina tímida que tinha medo de falar em público havia ficado pra trás. O resultado das aulas de oratórias ficariam pra toda vida.

Continua depois da publicidade