A mobilização em torno do incidente envolvendo o surfista Ricardo dos Santos está gerando grande demanda por parte do serviço de coleta de sangue do Hemosc. É sempre positivo relembrar a população sobre a importância da doação, mas algumas circunstâncias devem ser levadas em consideração antes de se dirigir ao posto de coleta. A principal delas é a validade do sangue, que pode chegar a 42 dias para alguns componentes, mas é de apenas cinco no caso das plaquetas. Ou seja, é mais interessante que as pessoas se coordenem para distribuir as doações em diferentes datas do que combinem de ir em um mesmo dia.

Continua depois da publicidade

Outra questão relevante é o intervalo entre as doações, que impede mulheres de doarem novamente no período de dois meses e homens no período de três. Uma situação comum que ocorre em casos de grande visibilidade, como agora, é as pessoas se apressarem a doar e não verificarem requisitos básicos, tendo que retornar sem cumprir seu objetivo. Aspectos comuns como este são explicados na seção de perguntas frequentes do site do Hemosc. Para verificar a situação do abastecimento e receber outras orientações mais específicas, o ideal é telefonar para o número (48) 3251-9700.

Nas ocasiões em que ocorre o desabastecimento, como a carência do tipo O- na semana retrasada, o próprio Hemosc promove campanhas que são divulgas em sua página oficial e facebook. A Diretora Geral do Hemosc, Dra, Denise Linhares Gerent, destaca que “Queremos tranquilizar as pessoas, pois nessas situações pode surgir essa sensação de que vai ter uma falta de sangue, quando na verdade não vai”.

Continua depois da publicidade