A missão de Hemerson Maria é dura nesta decisão do Catarinense. Uma semana após a derrota por 1 a 0 para a Chapecoense, na Arena, o treinador precisará repetir aquele que foi o seu grande mérito para levar o Tricolor à decisão: reinventar a forma de jogar da equipe para surpreender o rival, neste domingo, no Oeste do Estado.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias sobre o JEC
Ao ser recontratado pelo Joinville depois de oito meses fora do futebol, o comandante mostrou que amadureceu profissionalmente. Trouxe novas ideias e conceitos para o JEC. O posicionamento dos laterais, até então o grande problema do JEC, melhorou e a equipe parou de correr tantos riscos por ali. Encontrou uma dupla de zaga de confiança. Se a falta de meias era um obstáculo, apostou na qualidade dos volantes para criar o jogo antes do meio de campo. E, no ataque, supriu a falta de um atacante de referência apostando na velocidade dos contra-ataques e nos treinamentos de bola parada à exaustão.
O problema para Hemerson Maria é que Guto Ferreira soube o avaliar muito bem as virtudes e dificuldades do Tricolor. No último domingo, na Arena, a Chapecoense deu a bola para o JEC jogar e foi precisa ao barrar as investidas em velocidade pelas laterais e as saídas de bola com os zagueiros e volantes. Assim, o Joinville só conseguiu levar perigo na bola parada, mas foram poucas as chances.
Continua depois da publicidade
O técnico do Joinville precisará reinventar a forma de o time atuar sem o volante Anselmo – o principal jogador do time, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Para não dar pistas sobre o que fará, fechou os últimos treinamentos. Mas o que ele espera se resume em três palavras: criatividade, eficiência e superação.
– O que me faz acreditar e ir contra a lógica da maioria das pessoas é que temos um grupo de guerreiros. Quanto mais nos insultarem, quanto mais duvidarem de nós, mais este grupo vai ganhar forças – disse o técnico do Joinville.
As duas equipes se enfrentam neste domingo, às 16 horas, na Arena Condá, em Chapecó.