A história da menina Kat, filha adotiva dos catarinenses Vilfredo e Heloisa Schürmann, virou livro. Pequeno Segredo: As lições de Kat para a Família Schürmann, editora Agir – 320 páginas -, foi lançado em São Paulo.
Continua depois da publicidade
A jornalista Glória Maria é autora da orelha do livro escrito pela catarinense Heloisa Schürmann que conta a história de Kat, a menina que foi adotada pela Família Schürmann e morreu vítima de complicações do vírus HIV em 2006. Em entrevista ao colunista Bruno Astuto, da revista Época, Glória falou que o livro é “bem humorado, alegre e que conta uma história real e emocionante”.

Vilfredo e Heloisa Schürmann adotaram a menina anos depois de uma viagem à Austrália. Kat era filha de Robert, um australiano, que era casado com Giane, uma brasileira do Amazonas. Em uma viagem ao país, Robert identificou a bandeira brasileira no barco dos Schürmann e foi para recepcioná-los. Queria apresentá-los à mulher brasileira. As duas famílias acabaram firmando uma longa amizade.
Durante anos, Heloisa trocou correspondências com Giane. Um dia, ela contou à catarinense que estava grávida e chegou a enviar fotos de Kat, mas, tempo depois, as cartas de Heloisa começaram a voltar. Pouco depois, Robert viajou ao Rio de Janeiro a trabalho, entrou em contato com os Schürmann e contou que Giane havia morrido vítima de um câncer. A família convidou o australiano e a filha para velejar.
Continua depois da publicidade
Passaram três meses até que Robert contou a verdade. A mulher havia contraído o HIV em uma transfusão de sangue e transmitido ao marido e à filha. Foi então que ele pediu aos Schürmann que cuidassem de Kat. A menina conheceu o mundo com os catarinenses, mas morreu aos 13 anos.
Robert conheceu Giane em uma viagem ao Brasil. Ele trabalhava em uma companhia de gás pela qual viajava o mundo. Giane morava em Carauari, comunidade distante três dias de barco de Manaus. Os dois se casaram e foram morar na Austrália.