Em meio a um litoral já rico de belezas naturais, Bombinhas se destaca pelas águas limpas com diversidade de espécies da vida marinha. É lá, inclusive, que fica a sede da Reserva Marinha do Arvoredo, parte do conjunto recantos cobiçados pelos mergulhadores.

Continua depois da publicidade

Além de atrair turistas, Bombinhas conta com boa parte da população formada por pessoas nascidas em outros estados do país e exterior, a segunda mais alta da região – 38,28% dos moradores são de fora de Santa Catarina. É nesse belo cenário que a família Schürmann, que já navegou por mares do mundo inteiro, escolheu manter o Instituto Kat Schürmann.

Depois de 20 anos a bordo de um veleiro, a família do capitão Vilfredo fundou, em 1999, a entidade sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, com o nome da filha adotiva. A instituição realiza pesquisas e programas de educação ambiental para crianças e jovens de todo o país.

Na Praia do Ribeiro, o Instituto Kat Schürmann abriga um espaço cultural de exposições com fotos e peças trazidas das expedições da família, auditório, laboratório de educação ambiental marinha, sala de estudos, trilha ecológica, estação de tratamento de efluentes, sistema para captação de águas pluviais e um sistema de geração de energia fotovoltaica.

Vilfredo, quando está em Bombinhas, diz perceber a movimentação migratória da cidade, encantados pela local privilegiado pelo conjunto de mata atlântica e mar. O capitão ressalta uma necessidade, necessária com o crescimento populacional e as sucessivas temporadas de verão:

Continua depois da publicidade

– Noto o aumento no número de pessoas que estão fixando residência, principalmente as aposentadas. A cada ano cresce o fluxo de veranistas também. Mas atenção. É necessário implantar um sistema de esgoto eficiente para não poluir o mar. Hoje, o tratamento é precário. Também precisamos ampliar o abastecimento de água, e construir um segundo acesso à BR-101. Afinal, o que mais atrai as pessoas para Bombinhas são suas lindas praias – observa Vilfredo.