
A região Sul do Estado passa a contar, a partir desta quinta-feira, com um helicóptero da Polícia Civil. O Serviço Aeropolicial da Polícia Civil (SAER), com sede na Vila Macarini, em Criciúma, ira atender os municípios da divisa com o Rio Grande do Sul até Paulo Lopes. O Sul foi a última região do Estado a ser contemplada com serviço de aeronaves, e 21 policiais civis estarão envolvidos no auxílio às delegacias, acidentes de trânsito e no transportes de órgãos.
Continua depois da publicidade
Na reforma do local para abrigar o heliporto e a base policial, o investimento foi de cerca de R$ 230 mil, todo ele a partir da iniciativa privada. O secretário executivo da Agência Regional de Desenvolvimento (ADR) Criciúma, João Fabris, encabeçou a conversa com os empresários e entidades de classe, em busca de apoio.
A mudança da sede, que antes ficava em Florianópolis, foi solicitada pela bancada Sul da Câmara de Vereadores e da cúpula da segurança pública, com o apoio do vice-governador Eduardo Pinho Moreira.
— Essa é uma reivindicação antiga da classe empresarial da região, e poderá auxiliar nas emergências médicas, acidentados e transporte de órgãos. Essa será a primeira vez que as praias do Sul terão uma aeronave para atender durante a temporada — enfatiza o delegado Geral da Polícia Civil, Artur Nitz.
Continua depois da publicidade
O vice-governador elogiou a iniciativa privada das cidades da região, que aportaram recursos para que a reforma na sede saísse o mais rápido possível. As associações dos municípios do extremo-sul do Estado, região carbonífera e da região de Laguna também apoiaram a iniciativa, que evitou a demorado dos processos licitatórios e da burocracia, dando agilidade à entregada obra.
— Ainda faltava atender a região Sul, onde não havia base nem aeronave para atendimento, e por isso virou a nossa prioridade. Com isso, fechamos a cobertura em todos os quadrantes do Estado — comemora o secretário estadual de Segurança Pública, César Augusto Grubba.
Atividade do Dia de Ação de Governo
A inauguração do SAER foi o fechamento do Dia de Ação de Governo, atividade realizada na regional de Criciúma com o tema segurança. Durante a manhã, Grubba e a secretária estadual de Justiça e Cidadania, Ada de Luca, foram até o presídio Santa Augusta, nas obras de ampliação da Penitenciária Sul e no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE). As atividades da manhã encerraram no comando da 6ª Região da Polícia Militar e 9º Batalhão da Polícia Militar. À tarde, os secretários passaram pela companhia da PM do bairro Boa Vista, no Batalhão do Corpo de Bombeiros, núcleo de Perícia de Criciúma (IGP) e na Delegacia Regional de Polícia Civil.
Leia mais:
Florianópolis tem 79 mortes violentas em 2016 em cenário de aumento de crimes
Deap bloqueia acesso à Penitenciária Industrial de Blumenau após tumulto
IGP forma 134 novos servidores em SC
Justiça pede prisão preventiva de policiais acusados de agredir família em Biguaçu