Após amanhecer debaixo d’água no sábado de manhã, um guindaste trabalha para retirar a balsa de dentro do rio Itajaí-Açu neste domingo. De acordo com o prefeito de Ilhota, Daniel Christian Bosi, a prefeitura está fazendo apuração interna para saber o que exatamente fez com que a balsa amanhecesse debaixo d’água. Ele acredita em falha humana:

Continua depois da publicidade

– Ela afundou à noite, de sexta para sábado. Todo dia à noite a maré sobe e a embarcação precisa ser movimentada. O funcionário que estava no turno não deve ter movimentado como deveria, e ela acabou afundando por estar em um local muito baixo.

Ele acredita que a balsa ficou ancorada na sexta à noite em um local muito baixo e com o aumento da maré a água acabou tomando conta dela causando o afundamento. O funcionário responsável pelo trabalho ainda não foi ouvido, segundo o prefeito. O trabalho se concentra neste domingo na retirada da embarcação com a ajuda de um guindaste.

A balsa havia sido interditada na quarta-feira passada por falta de vistorias na embarcação nos anos de 2011 e 2012. Para ele, a irregularidade deveria ter sido acusada quando foi feita a renovação dos documentos em 2013 e 2014. Para resolver a situação, o município tem de pagar as taxas referentes aos anos 2011 e 2012 e em seguida submeter a balsa à vistoria da Marinha. A previsão do prefeito é resolver essa pendência nesta segunda-feira.

A expectativa era de que o serviço que faz travessia no rio Itajaí-Açu fosse retomado na última sexta-feira, mas, como o atendimento ao público na Capitania dos Portos ficou suspenso por causa do ponto facultativo, a prefeitura não pôde apresentar os documentos, disse Bosi.

Continua depois da publicidade

No dia 28 de abril, um vídeo foi postado no Facebook por um usuário do transporte mostrando que, enquanto a balsa se deslocava pelo rio Itajaí-Açu, a água atingia a lateral e entrava na embarcação.

>> Veja o vídeo do momento em que água invade lateral da balsa <<