Divulgado na última quinta-feira, pelo Ministério da Educação (MEC), o “Guia do Participante: A Redação do Enem 2013” é uma boa fonte para esclarecer dúvidas sobre como fazer a dissertação do Exame Nacional do Ensino Médio. O documento traz cinco exemplos de redações avaliadas com grau máximo no Enem do ano passado, que valem a leitura. A redação é um instrumento que busca verifi car a capacidade dos estudantes de desenvolverem cinco competências.
Continua depois da publicidade
:: Saiba como ler as imagens do Enem
:: FGV oferece questões comentadas e ranking de pontuação do Enem
Confira alguns itens que apontam o norte para a nota mil:
Continua depois da publicidade
A PROVA DE REDAÇÃO
– Você terá de produzir um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
– Você deverá defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual.
– Seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Continua depois da publicidade
– Para finalizar, você deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado na prova no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.
VELHA ORTOGRAFIA (AINDA)
– A implantação definitiva do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa deveria ocorrer no Brasil a partir de 1o de janeiro de 2013, segundo decreto presidencial de 2008. No entanto, um novo decreto ampliou o período de transição até 31 de dezembro de 2015. Até lá, coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida por meio do acordo.
– Isso quer dizer que ainda serão aceitas grafias como “idéia” (que perde o acento com as novas regras) e “sócio-econômico” (que perde o hífen e o acento no prefixo “sócio”).
Continua depois da publicidade
CLUBE DE LEITURA
– O guia recomenda, ainda, que os participantes do Enem criem o próprio clube de leitura. A ideia é reunir amigos em encontros periódicos para conversarem sobre um livro lido por todos, com o objetivo de compartilhar interpretações e conviver.
– Para isso, é necessário escolher uma obra que será lida pelos participantes dentro de um prazo determinado, como um mês, por exemplo. Então, se faz uma reunião para discutir o texto e criar um novo cronograma para o próximo livro.
VOCÊ RECEBERÁ NOTA ZERO SE:
– Fugir totalmente do tema.
– Não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa.
– Produzir um texto de até sete linhas.
– Escrever impropérios, fazer desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
Continua depois da publicidade
– Desrespeitar os Direitos Humanos.
– Entregar a folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
PARA ESCAPAR DO ZERO
– Esquematize seus argumentos ajuda a deixar claro que pontos serão abordados em cada parágrafo.
– Um texto dissertativo faz uso de argumentos e relações de causa e efeito para defender um ponto de vista. Não há espaço para ficção, por exemplo.
– No ano passado, um candidato que acrescentou uma receita de Miojo em meio ao texto, sem qualquer conexão com os outros parágrafos, recebeu 560 pontos. Um outro participante, que inseriu versos do hino do Palmeiras, tirou 500. No ano passado, a orientação era valorizar o restante e ignorar trechos esdrúxulos. Com a nova regra, esses textos seriam anulados.
Continua depois da publicidade
– Seu ponto de vista deve respeitar princípios de dignidade, respeito, igualdade, justiça, paz e liberdade.