Talvez a principal marca do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja a proximidade das questões com o cotidiano dos estudantes. Uma característica que reforça essa relação é um uso constante de imagens nas provas. Desconsiderando gráficos, vetores, estruturas químicas, figuras geométricas e outros recursos visuais comuns também em vestibulares tradicionais, cerca de 20% das questões da edição do ano passado tinham fotos, charges, tiras, pinturas ou peças publicitárias.
Continua depois da publicidade
Analisamos três questões do Enem do ano passado. Confira o resultado:
:: Questão 104 do caderno cinza do Enem 2012
:: Questão 95 do caderno cinza do Enem 2012
Continua depois da publicidade
:: Questão 4 do caderno azul do Enem 2012
Em boa parte dessas perguntas, a figura era mais do que um elemento gráfico, tornando-se uma peça-chave para a resposta certa. Imagens também são textos, pois dizem alguma coisa. Portanto, a compreensão das figuras também parte de alguns princípios usados na leitura de palavras.
– Na leitura de um texto escrito, é preciso prestar atenção ao conjunto, saber quem é o autor, a data da publicação e o período em que foi feito. Para ler uma figura, também devemos considerar o todo, se é colorida ou em preto e branco, o tipo de traço, se é simples ou mais rebuscada – explica a professora de redação Luísa Canella.
Conheça algumas dicas dos professores Luiza Abrantes, Carlos Castillo, Carmen Gobbato e Felipe Pimentel para não se atrapalhar na hora de ler as figuras do Enem.
Continua depois da publicidade
FOTOS
– Fotografias registram um momento. Podem ser de um fato que estava acontecendo ou mesmo apresentar os personagens de forma posada.
– Se a imagem traz pessoas, busque pistas nas expressões dos rostos para ter informações sobre seu estado de espírito. Confira também as roupas, para ter uma ideia da época e de quem são as pessoas (alguns profissionais usam uniformes ou vestimentas características).
– Frequentemente, as fotos trazem dizeres, seja em cartazes ou placas – não os ignore. Em fotos de lugares, busque pistas na paisagem. Às vezes, é possível identificar períodos históricos ou épocas do ano.
Continua depois da publicidade
PINTURAS
– Os períodos artísticos têm grande vínculo com fatores históricos e sociais da época em que se consolidam. Por isso, para interpretar uma pintura, é importante situá-la no tempo e no espaço.
– Ao identificar a época, o estudante deve buscar referências do período. No início do século 20, por exemplo, surgiram as vanguardas europeias, influenciadas pela máquina e pela guerra.
TIRAS
– Também com forte foco no humor, as tiras trazem mais elementos por apresentarem uma transição de ações, já que estão organizadas em alguns quadrinhos. Podem ser menos vinculadas a fatos recentes e costumam abordar assuntos mais atemporais.
Continua depois da publicidade
– Além do desenho, é fundamental o candidato ficar atento aos diálogos. É importante lembrar que os elementos gráficos raramente mostram a resposta isoladamente, mas, sim, em conjunção com o que está escrito.
CHARGES
– Charges costumam estar relacionadas a acontecimentos do cotidiano contemporâneo. Em geral, trazem algum tipo de crítica social, em tom humorístico.
– O estudante que não está bem informado sobre fatos recentes corre o risco de não entender uma charge por desconhecer o tema central dela.
Continua depois da publicidade
PEÇAS PUBLICITÁRIAS
– Propagandas são criadas com um objetivo claro: vender um produto ou uma ideia para alguém. Procure identificar o que está sendo vendido e qual é o público-alvo da peça publicitária.