Depois de 85 dias de greve, os funcionários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) retornaram ao trabalho nos primeiros dias de outubro. Porém, agora há um novo obstáculo para o atendimento do cidadão: o protesto dos médicos peritos. Desde setembro, início da paralisação da classe, o efetivo está reduzido. Dos 54 peritos que atuam na gerência Blumenau, 60% estão em greve e devem permanecer até que as propostas sejam discutidas, o que ainda não ocorreu.

Continua depois da publicidade

::: Funcionários do INSS entram em greve em Blumenau nesta quarta-feira

Por decisão da categoria, 30% dos médicos peritos atendem agendas prioritárias para minimizar o impacto da greve. Por conta da redução, segundo o INSS, o tempo médio nacional de espera para agendamento de perícia médica passou de 20 para 50 dias. Como a capacidade de realização de perícia caiu 50%, há quem só consiga marcar atendimento para 2016.

Em Blumenau, algumas pessoas tiveram que remarcar as perícias algumas vezes durante as paralisações. O fotógrafo Nilson Jorge Rosa, 52 anos, tinha consulta marcada às 9h30min, mas quando chegou no prédio do INSS se surpreendeu ao não ver o nome na lista de 48 pessoas que seriam atendidas naquela data.

– Eu ainda tenho o apoio da minha mulher, mas e quem precisa do dinheiro para sobreviver, como faz? – enfatiza o morador de Blumenau que há dois meses teve o benefício negado e havia remarcado a perícia na tentativa de receber o auxílio-doença após um acidente em que feriu o ombro.

Continua depois da publicidade

Segundo a assessoria de comunicação da Superintendência Regional Sul do INSS, em Blumenau se o perito comparece ao trabalho, a lista de perícias agendadas para ele, naquele dia, é afixada na entrada da unidade. O segurado que tem perícia marcada para a data e não está relacionado precisa remarcá-la na própria agência ou pela Central de Atendimento, no 135.

Quem também se surpreendeu com uma mudança no horário foi o marceneiro Márcio Testoni, 42 anos. Há dois meses, sem pagamentos, ele havia marcado a primeira perícia para o período da manhã, mas depois de sair de Gaspar e chegar ao local soube que o atendimento seria reagendado.

– Cria um transtorno, mas a expectativa é ser atendido, né? – pondera.

Número de médicos peritos está defasado

Segundo o delegado da gerência de Blumenau da Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP), Anderson Araújo, a categoria reivindica valorização da carreira com itens como abertura de concursos e reajuste salarial.

– Até agora para a nossa categoria não houve proposta, além disso estamos defasados. O número total de médicos peritos é de 54, 44 a menos do que os 91 ideais para o atendimento da região. Aliás, este era o número ideal no estudo feito em 2012 – destaca Araújo.

Continua depois da publicidade

Segundo o delegado, a orientação da ANMP é priorizar a consulta de trabalhadores que recorrem ao INSS pela primeira vez. Em um comunicado oficial, a Previdência Social alerta que tem direcionamento a consulta aos segurados que não estão recebendo benefícios e aqueles que estão aguardando perícia para retornarem ao trabalho.

Segundo o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público (Sindprevs/SC), Luciano Véras, 90% dos servidores de Santa Catarina aderiram à greve e nenhuma agência esteve totalmente aberta durante os quase três meses de protesto. Com a assinatura de acordo entre o governo e as entidades sindicais que representam os servidores da Carreira do Seguro Social, a paralisação chegou ao fim em outubro.

O acordo prevê reajuste de 10,8% divididos entre 2016 (5,5%) e 2017 (5%) e contempla a incorporação da média da Gratificação de Desempenho (GDASS) em três parcelas iguais, a partir de 2017, entre outros ganhos.

Sem prejuízo para os segurados

O INSS divulgou nota oficial informando que não haverá qualquer prejuízo financeiro para os segurados: no momento da concessão do benefício, será considerada a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, a partir de quando são gerados os efeitos financeiros.

Continua depois da publicidade

Para evitar transtornos e deslocamentos desnecessários dos segurados e trabalhadores, o INSS orienta para a população a busca de informações sobre os serviços disponíveis no Portal da Previdência Social (www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos).