O governo retirou, nesta quarta-feira, nove brasileiros da Faixa de Gaza e os levou para o Egito. De acordo com o Itamaraty, eles cruzaram a fronteira pelo posto de Rafah, foram recebidos por dois funcionários da Embaixada do Brasil no Egito e levados ao Cairo, capital egípcia, onde estão hospedados em hotéis.

Continua depois da publicidade

Entenda a crise na Faixa de Gaza

A assessoria do Itamaraty informou que eles fizeram contato com representantes da Representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, que presta serviços a brasileiros nos territórios palestinos. Eles fazem parte de um grupo de 15 brasileiros residentes na Palestina e, em sua maioria, têm dupla cidadania. Ainda de acordo com o Itamaraty, seis deles disseram que, por enquanto, preferem permanecer na Faixa de Gaza.

Leia o texto do acordo de cessar-fogo proposto pelo Egito

Líderes da UE pedem que Israel garanta proteção de civis em Gaza

Continua depois da publicidade

Israel vai interromper bombardeios a Gaza por 5 horas na quinta-feira

Gaza tem 1,8 milhão de moradores e já enfrenta falta de água e energia. Nesta quarta-feira, um avião israelense lançou folhetos com aviso para os mais de 100 mil moradores da região norte, a mais atingida pelos bombardeios, mudarem-se imediatamente para outro ponto da cidade. A medida afeta os habitantes das cidades de Zeitun, Shujaiya e Lahiya.

Em nove dias de confronto, os ataques israelenses sobre o território palestino já deixaram cerca de 200 mortos e 1,4 mil feridos, na maioria, civis. Entre os israelenses, duas pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas.

*Agência Brasil