Os secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa e do Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, se reuniram no Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira, para tentar solucionar o impasse sobre o pagamento das indenizações de terras da cidade de Bandeirante, no Extremo-Oeste e a demarcação de terras indígenas em Cunha Porã e Saudades, no Oeste de SC.

Continua depois da publicidade

O Governo do Estado fechou a compra de 800 hectares em Bandeirantes que abrigarão cerca de 30 famílias de índios Guarani, que estavam abrigados nas terras das aldeias Caingangues, em Chapecó.

A família, dona da terra adquirida pelo Governo, receberá R$ 8 milhões como pagamento. A Fundação Nacional do Índio (Funai) ficará encarregada de levar os índios para o novo espaço. A data para relocação não foi definida.

A demarcação de terras indígenas em Cunha Porã e Saudades, no Oeste de SC, não foi debatida na reunião.

Continua depois da publicidade

As reinvindicações foram feitas por um grupo de cerca de 150 agricultores que estão reunidos desde as 9h em frente ao Centro Administrativo, na manhã desta quarta-feira.

O governador Raimundo Colombo está em Brasília e irá participa r às 14h30min de uma reunião com o assessor especial do Ministro da Justiça Marcelo Veiga.

O ato é promovido pelo Movimento de Defesa da Propriedade, Dignidade e Justiça Social de Cunha Porã e Saudades com o apoio da Fetraf-Sul e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc).

Continua depois da publicidade