A montadora alemã BMW deverá transferir a sede de São Paulo para Santa Catarina, para ficar próxima da unidade que será construída em Araquari.

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– A matriz vai ser no Norte -, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen.

Isto consta do termo de entendimento a ser assinado na próxima segunda-feira.

O protocolo de intenções, que será firmado às 15 horas do dia 28, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, prevê o investimento de R$ 543,6 milhões na construção de uma fábrica de carros, no km 65 da BR-101, em Araquari.

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Será a primeira unidade da empresa na América Latina. A montadora vai produzir automóveis dos modelos Série 3 e X1.

A única pendência – que já adiou por duas vezes a assinatura do protocolo – é o enquadramento no regime federal de incentivos para o setor automobilístico, o Inova Auto. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, isto deve ser oficializado nesta semana.

– Está tudo certo. É só uma questão burocrática -, resume, tranquilo.

O anúncio formal da vinda da fábrica da BMW para Santa Catarina aconteceu em 22 de outubro, numa cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença da presidente Dilma Rouseff, do governador Raimundo Colombo e do comando mundial da empresa.

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As negociações entre o Estado e a empresa duraram pelo menos 18 meses. Agora nenhuma das partes envolvidas teme novo entrave.

As condições logísticas – proximidade do polo industrial que é Joinville, com mão de obra de alta qualidade; universidades e escolas técnicas de excelência e quatro portos no entorno (Navegantes, Itajaí, São Francisco do Sul e Itapoá) – foram fatores decisivos para a escolha da cidade.

Dois anos para construção

A BMW tem pressa. Tem 24 meses para iniciar a produção a partir da data de assinatura do memorando com o Estado. Antes de iniciar a produção, no km 65 da BR-101, em Araquari, a montadora vai ocupar galpão no Perini Business Park, em Joinville, que servirá como centro de treinamento.

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O terreno onde a BMW vai construir a fábrica já está comprado.

O prefeito de Araquari, João Pedro Woitexen, disse que a empresa já pagou a entrada para garantir a negociação do imóvel com o proprietário da Mineração Veiga.

A vinda da multinacional pode desenvolver outras potencialidades em Santa Catarina. A meta adicional do Estado é conseguir trazer para cá uma unidade da BMW World Design, um centro de desenvolvimento de produtos.

O secretário Paulo Bornhausen pretende visitar a unidade americana, localizada na Carolina do Sul, em data a ser definida. Um dos locais cotados para receber o empreendimento seria o Sapiens Park, em Florianópolis, como forma de irradiar os ganhos para diferentes regiões.

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Incentivos estão definidos

A BMW vai obter as vantagens do regime estadual de benefícios fiscais. No prazo de oito anos, os créditos fiscais recebidos pela empresa deverão retornar com o recolhimento de impostos por parte da companhia.

– É dinheiro fruto de riqueza nova, a permitir financiamento de outros empreendimentos -, explica o secretário de Desenvolvimento, Paulo Bornhausen.

Outro motivo de comemoração é em relação ao uso dos portos.

– Todas as importações de veículos, peças e componentes serão feitas pelos terminais de Santa Catarina -.

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A montadora alemã também vai receber financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-sul (BRDE), a partir de capitalização feita com recursos vindos do BNDES.

O dinheiro será usado para a compra do imóvel e obras de infraestrutura necessárias. Nas próximas semanas, a BMW vai mexer no terreno. A instalação da fábrica poderá trazer pelo menos dez empresas-satélite na sua volta.

– Até mesmo fornecedores alemães serão contatados para abrir filiais no raio de até 30 quilômetros da unidade -, reforça Bornhausen.

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