O Google confirmou nesta quarta-feira que a nova versão do Android – mostrada no Google I/O, evento anual para desenvolvedores da companhia, em junho e conhecida até então apenas como Android L – será batizada de Lollipop e deve chegar nas próximas semanas. Além disso, a companhia anunciou uma nova linha Nexus, que inclui um smartphone com tela de 6 polegadas fabricado pela Motorola e um tablet de 8,9 polegadas, feito em parceria com a HTC. A empresa ainda lançou o primeiro dispositivo com Android TV: o Nexus Player.
Continua depois da publicidade
O destaque da nova versão do Android L é a nova interface feita com cards e cores vibrantes, que abusa de perspectiva com uso de luz e sombra e de animações de interação.
Google apresenta novo Android com versão para dispositivos para vestir, carro e TV
Leia as últimas notícias sobre tecnologia em Zero Hora
Continua depois da publicidade
– Essa é a maior mudança e lançamento na história do Android, mudando tudo no background – anunciou Dave Burke, diretor de engenharia para Android, no anúncio do sistema em junho.
O novo Android também trará desbloqueio personalizado. Se o usuário está usando algum wearable, como um relógio inteligente, ele reconhece e não solicita senha para desbloquear o smartphone.
O Google ainda voltou a sua atenção a um dos maiores problemas dos smartphones: bateria. Porém, não apresentou nada realmente novo neste sentido. O Android Lollipop terá um histórico de bateria para entender como e quando o usuário gasta a bateria, buscando administrá-la melhor, e um modo de economia que pode dar 90 minutos extras de energia.
Continua depois da publicidade
Segundo o Google, o Android 5.0 Lollipop será atualizado para os Nexus 5, 7 e 10 e aparelhos Google Play Edition nas próximas semanas.
A linha Nexus

Em parceria com a Motorola, o Google desenvolveu o Nexus 6, que possui uma moldura em alumínio, uma tela Quad HD de 6 polegadas e uma câmera de 13 megapixels. Ele conta ainda com o recurso Turbo Charger, que garante até seis horas de uso com apenas 15 minutos de carga.
O novo tablet foi desenvolvido em parceria com a HTC. O Nexus 9 tem laterais de metal escovado e uma tela de 8,9 polegadas. O aparelho vem com a opção de um teclado portátil que pode ser magneticamente conectado ao dispositivo e ajustado em dois ângulos diferentes.
Continua depois da publicidade
Por fim, o Google anunciou o primeiro dispositivo com Android TV: o Nexus Player, criado em colaboração com a Asus, que reproduz filmes, vídeos e músicas. Ele também é o primeiro dispositivo Android pensado para os jogos da plataforma. Com o Nexus Player, o usuário pode jogar em sua TV HD usando um controle e continuar, no telefone, quando estiver na rua.
Os aparelhos não têm previsão para chegar no Brasil.