Na palestra de abertura do Google I/O, o evento anual em que a empresa mostra suas últimas inovações, a Google mostrou mais uma vez que pretende integrar (e dominar) todos os dispositivos presentes na vida das pessoas. Líderes da empresa apresentaram a nova versão do sistema operacional, o Android L, novidades para dispositivos para vestir (wearables), além de lançar o Android Auto e o Android TV.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de tecnologia

Continua depois da publicidade

Android L

O destaque da nova versão do sistema operacional é a nova interface feita com cards e cores vibrantes que abusa de perspectiva com uso de luz e sombra e de animações de interação.

– Essa é a maior mudança e lançamento na história do Android, mudando tudo no background – anunciou Dave Burke, diretor de engenharia para Android.

Como “no mundo real nada se teletransporta”, como anunciou Matias Duarte, vice presidente de design, tudo será animado, com passagens suaves de uma tela para a outra, de um item para o outro. Estas animações terão 60 frames por segundo.

Continua depois da publicidade

Confira o novo design:

O novo Android também trará desbloqueio personalizado. Se o usuário está usando algum wearable, como um relógio inteligente, ele reconhece e não solicita senha para desbloquear o smartphone.

O Google ainda voltou a sua atenção a um dos maiores problemas dos smartphones: bateria. Porém, não apresentou nada realmente novo neste sentido. O Android L terá um histórico de bateria para entender como e quando o usuário gasta a bateria, buscando administrá-la melhor, e um modo de economia que pode dar 90 minutos extras de energia (sem wi-fi, claro).

No pulso

Segundo a Google, em média, uma pessoa olha o smartphone 125 vez por dia. E eles pretendem dividir essa atenção com os relógios inteligentes. Apesar do Android Wear ter sido anunciado há alguns meses, foram apresentadas algumas novidades no Google I/O. Além de exibir notificações do smartphone, os relógios terão aplicativos próprios que irão funcionar com controle de voz. Será possível controlar a música do smartphone, fazer perguntas e anotações apenas falando com o gadget, que também deve ter sensores de saúde.

Continua depois da publicidade

Outra grande novidade é que o LG g Watch e o Gear Live da Samsung, ambos rodando o sistema operacional Android Wear, estão disponíveis para pré-encomenda a partir desta quarta-feira.

As notificações serão sincronizadas entre os gadgets com Android. Então, se o usuário visualizar um recado no relógio, o aviso será retirado do smartphone. A Google também mostrou uma preocupação com o estilo dos wearables e anunciou diversos designs para a tela e o mostrador do relógio.

No carro

Como se especulava há algum tempo, o Android Auto será um sistema de controle de navegação para o carro que aceitará comando de voz para tocar músicas, ouvir e enviar mensagens e acessar mapas – tudo sem precisar tirar as mãos do volante. O sistema se assemelha ao CarPlay da Apple, lançado no começo do ano.

Continua depois da publicidade

O Auto é todo integrado ao smartphone do usuário e acessa os arquivos pessoais, como as músicas. Há mais de 40 marcas e montadoras que utilizarão o Android Auto, que será lançado ainda neste ano, incluindo marcas como Fiat, Ford, Honda, Volskwagen.

Na sala

Inspirado pelo sucesso do Chromecast, o adaptador da Google que parece um pendrive e faz streaming de áudio e vídeo em alta definição, a empresa lançou o Android TV. É um novo sistema operacional para smart TVs que permite que o usuário encontre programas e pesquise informações de entretenimento por comando de voz. Algo como o esquecido Google TV, mas um pouco diferente.

Além de controlar a televisão por voz, será possível navegar pelo relógio inteligente. O sistema terá acesso a loja do Google, o Google Play, e aplicativos próprios, como jogos. A Android TV estará disponível no final deste ano em aparelhos da Sony e da Sharp.

Continua depois da publicidade