Em um mercado cada vez mais marcado por escolhas emocionais ligados ao design, os franceses têm tudo para se dar bem. O Captur testado pela reportagem por 425 km é o Intense, top de linha (R$ 88,5 mil) e traz motor flex 2.0, 16 válvulas, 148cv, e câmbio automático de quatro marchas. Há a versão Zen, 1.6, 120 cv e câmbio manual (cinco marchas): R$ 78,9 mil.
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A dianteira é bem marcada com dois grandes vincos no capô e uma larga grade frontal, além de LEDs nas extremidades. Nas laterais, uma peça plástica ganha destaque na parte inferior, contornada por um friso cromado. As folhas das portas deixam o Captur “musculoso”.
Na traseira, a tampa tem detalhe cromado, e as lanternas também são dotadas de LEDs. Um conjunto harmonioso, completado por rodas de desenho futurista.
Mas o veículo vai além da beleza. O porta-malas de 437 litros empata com o Honda HR-V — maiores da categoria. O cockpit é confortável. O sistema de navegação é fácil de usar e quem viaja no banco de trás tem vida boa.
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O acabamento das portas poderia ser melhor, assim como o forro do teto. Embora divida a plataforma com o Duster, as semelhanças são poucas. Quando o assunto é tecnologia, o SUV recém-lançado transforma o irmão mais velho em um jipe dos anos 50.
O Captur tem quatro airbags a mais e controles de estabilidade, de tração e de rampa. Verdade que o de estabilidade deveria ter opção de ser desligado para encarar lama. Mais uma prova de que ele é essencialmente urbano.
Consumo beira os 12km/l
A pilotagem da Captur só não é mais prazerosa porque a direção eletro-hidráulica é um pouco dura. Na cidade, o câmbio não faz feio. As arrancadas e retomadas são firmes até os 50km/h. E, até o 60km/h, o Captur ainda é bem silencioso. A partir daí, as marchas começam a ficar muito longas e deixam o SUV lento.
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Na estrada, quem trafega a 80km/h e tem de ultrapassar vai ouvir o motor gritar um pouco. No teste, o consumo com gasolina foi uma surpresa positiva. Na cidade fez 9,3km/l e 11,9km/l na estrada.
Ficha Técnica
::: Motor: flex, quatro cilindros, 2.0, 16V, 143cv (gasolina).
::: Câmbio: automático de quatro marchas.
::: Tanque: 50 litros
::: Porta-malas: 437 L
::: Preços: a partir de R$ 88,5 mil