De 1992 a 1997, a Honda trouxe ao Brasil carros produzidos no Japão. Foi então que surgiu o Civic nacionalizado. Os modelos HR-V, Fit e City completaram, até o ano passado, a gama de filhos de japoneses feitos no Brasil. Essa semana, a montadora atingiu um feito: apresentou à imprensa seu primeiro carro desenvolvido totalmente pela Honda do Brasil, o suv compacto WR-V.
Continua depois da publicidade
O “suvinho” havia sido exibido no Salão de São Paulo, no final do ano passado, porém sem detalhes. Agora, aos poucos, a montadora vai liberando informações. O WR-V vai aproveitar o motor do Fit, o 1.5 V-Tec, flex 16 válvulas, com 116cv. O câmbio também é do irmão menor, porém o CVT foi recalibrado para garantir mais torque na arrancada, afinal o veículo pesa cerca de 100kg a mais.
À ESPERA DO PREÇO
Alguns dados só serão divulgados em março, dias antes de o veículo chegar às concessionárias — as encomendas começaram pouco antes. Uma delas é o preço — a expectativa do setor é de que fique em torno de R$ 69 mil. As cores não foram reveladas, mas é certo que o “suvinho” será fabricado em cinza, branco e vermelho, expostos na apresentação.
Continua depois da publicidade
RODA ESPECIAL
As rodas de 16 polegadas foram desenvolvidas para o WR-V e, pela primeira vez, a Honda solicitou à Pirelli um produto exclusivo. Buscando o maior silêncio possível e com estabilidade, a montadora optou por um 195/60. Pensando no visual, a parte da carroceria que envolve a roda terá um revestimento plástico, com desenho simétrico ao da roda.
CONFORTO NA PARTE DE TRÁS
Em termos de entre-eixos, o utilitário esportivo de apenas 4m de comprimento (um a mais que o Fit e 28 a menos que o HR-V) terá 2,55m, o que garante ótimo conforto para os passageiros do banco de trás. Os japoneses (e brasileiros) asseguram que em nada vai prejudicar a capacidade de esterço.
TRÊS OPÇÕES NOS BANCOS
Os bancos terão três opções de combinação, todas em tecido: preto e prata, preto e laranja ou todo preto. A Honda não revelou o consumo, mas informou que, na análise do Inmetro, o WR-V recebeu nota “A”. Na visão da montadora, o lançamento chega tendo em vista rivais como Ford Ecosport e Renault Duster, mas também pode atrair compradores da GM Tracker e até de SUVs maiores.
Continua depois da publicidade