O gaúcho Samuel de Bona, que treina no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, conquistou a sexta colocação na maratona aquática de 5 km no Mundial de Esportes Aquáticos, em Barcelona, na Espanha. Foi a melhor colocação entre os brasileiros da prova.
Continua depois da publicidade
O outro competidor do país, Luis Rogério Arapiraca, terminou na 30ª posição. A prova foi vencida por Oussama Mellouli, da Tunísia, em 53min30s4. O pódio foi completado pelo canadense Eric Hedlin (53min31s6), e pelo alemão Thomas Lurz (53min32s2).
– Estou muito feliz, pois vim pra cá para ficar entre os 10 primeiros e consegui. Comecei trancado, já que o início foi muito complicado, com todo muito junto. Não conseguia ir pra frente. Mas depois de uma boia, me posicionei melhor e fiquei bem colocado, sem levar pancada – disse o nadador gaúcho.
A melhor colocação de Samuel em uma prova como essa tinha sido um 15º lugar em 2010, no Mundial de Maratonas de Roberval, no Canadá. O nadador agradeceu muito ao técnico Kiko, que não o acompanhou à Espanha, e à família:
– A família é tudo. Estava nervoso ontem, e tê-los aqui foi o mais importante.
Continua depois da publicidade
Mais cedo, as brasileiras Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha fizeram uma dobradinha brasileira no pódio da maratona aquática de 5 km feminina. Poliana foi prata e Ana Marcela, bronze.