A Secretaria de Saúde intensificou os trabalhos para controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti depois da confirmação de mais um caso de dengue nesta segunda-feira em Gaspar. Ainda não se sabe se a transmissão aconteceu dentro do município – é autóctone – pois o paciente infectado é morador do bairro Santa Terezinha, mas estuda em Brusque. Ele recebeu tratamento e a equipe de combate à doença fez vistorias no trabalho, na casa dele e nos locais que ficam em um raio de 300 metros.

Continua depois da publicidade

:: Itajaí já tem mais de mil casos de dengue

O primeiro caso confirmado da doença foi de uma pessoa que veio contaminada de outro estado. O município aguarda o resultado de dois exames e descartou outros 17 casos.

Até agora há quatro focos do mosquito na cidade, encontrados nos bairros Figueira, Margem Esquerda, Sete de Setembro e Belchior Alto. As larvas estavam em armadilhas instaladas pelo Programa de Controle da Dengue que também estão sendo vistoriadas num raio de 300 metros. As visitas serão feitas a cada dois meses durante um ano pelos agentes de endemia.

Continua depois da publicidade

Para prevenir que o número de casos de dengue aumente no município, a Vigilância Epidemiológica está ampliando as armadilhas e contratou mais dois profissionais para atuarem diretamente no combate à dengue no município. Além disso, está sendo feita a atualização do reconhecimento geográfico do município, para verificar quais as principais mudanças nos imóveis e também onde devem ser colocadas mais armadilhas.