O garoto de 12 anos que faz tratamento contra um câncer ósseo em Joinville recebeu alta na manhã de terça-feira.

Continua depois da publicidade

Ele passou por cirurgia na última quinta-feira no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, após intervenção do Ministério Público Federal (MPF), que instaurou inquéritos civil e policial para investigar o caso.

A operação foi realizada pelo especialista em tumores ósseos Álvaro Carneiro. Servidor estadual, o ortopedista foi dispensado pelo Hospital infantil Dr. Jeser Amarante Faria no fim de fevereiro.

Com isso, os pais do adolescente, que moram no bairro Bom Retiro, passaram a questionar o atendimento dado ao garoto pela equipe médica que teria passado a acompanhar o caso.

Continua depois da publicidade

A família insistiu em evitar uma amputação da perna esquerda do garoto, que foi cogitada. Ainda que, até o fim de março, a amputação não houvesse sido descartada por Carneiro.

De acordo com a mãe do menino, a cirurgia realizada na última semana foi menos invasiva e, diz ela, não foi necessário o uso de prótese.

– Foi retirado um pedaço do osso e do nervo. Graças a Deus, ele passa bem e já está em casa-, contou.

Continua depois da publicidade

Os inquéritos instaurados pela Polícia Federal para investigar “possível ocorrência de omissão de socorro” por parte do hospital, como alega o procurador Davy Lincoln Rocha, não têm prazo para serem concluídos.