Faltavam dois minutos para as 10 horas de sexta-feira quando o sorriso da pequena Rayane da Silva Melo, dois anos, começou a ser redesenhado pela equipe médica da ONG Operação Sorriso Brasil no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville.

Continua depois da publicidade

A garotinha teve a fissura labial corrigida em 45 minutos de cirurgia, que contou com a presença da modelo internacional Carol Trentini _ embaixadora da ONG há dois anos. Essa foi a primeira cirurgia assistida pela modelo, que se emocionou com a história da garotinha de Maceió, Alagoas.

-Estou muito emocionada, esta operação, essas pessoas todas me emocionam muito. Porque é uma causa muito nobre. Ainda mais a Rayane, que tem uma irmã gêmea, uma menina linda, que agora vai ter uma vida totalmente diferente-, disse Carol, com os olhos cheios da água e as mãos suadas de nervosismo.

A mãe de Rayane, Fernanda Rafaela da Silva Santos, 20 anos, e a avó, Genilda Maria Santana de Melo, 51 anos, eram pura ansiedade do lado de fora do centro cirúrgico.

Continua depois da publicidade

-Minha mão está gelada, o coração está apertado, a expectativa é que ela saia logo-, disse Genilda, enquanto segurava uma bíblia no corredor do hospital.

A avó conta que a preocupação dela era com o coraçãozinho de Rayane, já que quando ela tinha um ano identificaram um pequeno sangramento no órgão e ela precisou ficar 15 dias internada no hospital universitário de Maceió.

Em compensação, quando Rayane saiu do centro cirúrgico a emoção foi geral. Dona Genilda conta que todo mundo começou a chorar de alegria.

Continua depois da publicidade

-Me deu um nervoso, eu tremia mais do que vara verde. Ela ficou muito linda! Me deu uma alegria que tive vontade de sair gritando. Ela está muito bonita!-, comemora Fernanda, aliviada.

Segundo a pediatra Tatiane Selbach, que acompanha o caso de Rayane desde o início, a cirurgia foi um sucesso e ela deve ter uma boa recuperação.

-Graças a Deus! Estou de alma lavada-, disse.

Neste sábado ela vai avaliar o estado de saúde da garotinha, que passou a noite internada no Regional em observação. Caso corra tudo como o esperado, Rayane receberá alta e poderá voltar para Maceió na manhã de segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Fernanda e Genilda não veem a hora de voltar para casa e poder mostrar o novo sorriso de Rayane.

-Vou levar ela em todo canto, no hospital universitário, no salão (Genilda é cabeleireira), todo mundo quer vê-la-, conta, entusiasmada.

Com a fissura labial corrigida, Rayane e a irmã gêmea Rayara, que não tem o lábio leporino, vão para a escola.

-Agora ela vai poder ir a praia, passear no parque, vai poder fazer tudo-, comemora Fernanda.

Números da ONG Operação Sorriso Brasil

Programas humanitários: 56

Pessoas atendidas: 9.282

Consultas: 83.538

Pessoas operadas: 4.328

Procedimentos cirúrgicos: 5.897

2013

Pessoas atendidas:451

Consultas: 4.059

Pessoas operadas: 212

Procedimentos: 291

Confira o vídeo com Carol Trentini falando sobre a cirurgia de Rayane: