A frente fria que passou pelo Sul do Brasil e trouxe calor, chuva, temporais e ventos fortes em Santa Catarina na segunda-feira, dia 11, se afasta ao longo do dia. Segundo o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski, em muitas cidades catarinenses os registros de ventos ficaram entre 40 km/h e 60 km/h. Em São Joaquim os ventos atingiram 82 km/h e trouxeram prejuízos.
Continua depois da publicidade
– Pelo que vi nas fotos da destruição parece que tivemos uma micro-explosão, ou seja, quando uma forte rajada de vento sai da base da nuvem em direção ao solo – explica o meteorologista que destaca que há necessidade de mais observação na cidade para confirmar o que aconteceu.
Registro de ventos em cidades de SC:
> 82 km/h: São Joaquim
> 82 km/h: Campo Belo do Sul
Continua depois da publicidade
> 77 km/h: Chapecó
> 76 km/h: Joaçaba
> 76 km/h: Novo Horizonte
Além do vento forte houve registro de chuva forte entre a Serra e o Sul do Estado:
> 67 mm: Bom Jardim da Serra
> 59 mm: Timbé do Sul
> 48 mm: Criciúma
> 42 mm: Urussanga
> 41 mm: Água Doce
Fonte: Estações Ciram/Inmet
Sol deve aparecer nesta terça-feira
Com o afastamento da frente fria para o mar podem ser registrada nebulosidade e chuva fraca e bem passageira. No entanto, segundo Puchalski, ao longo do dia as nuvens diminuem e sol volta a aparecer em todas as cidades de Santa Catarina.
As temperaturas diminuem um pouco em relação às registradas na segunda-feira. No Oeste e nas demais regiões os termômetros não devem passar dos 26ºC e de 29ºC no Litoral, Vale do Itajaí e Sul.
Veja temperaturas registradas por volta das 07h21min desta terça-feira*:
Chapecó: 14,3°C
Lages: 16,2ºC
Joinville: 22,7ºC
Blumenau: 22,7ºC
Florianópolis: 23,1ºC
Criciúma: 22,3ºC
(*Informações das estações meteorológicas do Grupo RBS)
Tempo estável na quarta-feira
Uma massa de ar seco deixa o tempo estável e com presença de sol nesta quarta-feira em Santa Catarina. De acordo com a Epagri/Ciram, as temperaturas ficam amenas à noite e início da manhã e elevada durante o dia.
>> Siga o Instagram do Diário Catarinense
Clique na imagem e veja temperaturas em tempo real