A previsão do tempo da Epagri/Ciram de que poderia haver temporais, granizo e vento forte em Santa Catarina se confirmou na Serra. Durante 20 min, por volta das 19h, a chuva de granizo e o vento forte de até 82 km/h destelhou casas em São Joaquim e arrancou fios de alta tensão na SC-114, rodovia que liga o município a Bom Jardim da Serra. O Corpo de Bombeiros disse não poder informar se os ventos formaram um tornado.

Continua depois da publicidade

No Bairro Boa Vista, uma árvore caiu sobre uma casa, mas não havia moradores no local. Dois soldados do Corpo de Bombeiros se deslocaram para tentar remover a árvore com a ajuda de um caminhão, e não obtiveram sucesso.

Outros dois barracões, que pertencem a empresas do setor maciero, ficaram destelhados com a força do vento. Na localidade de Lomba, a 20 quilômetros do Centro de São Joaquim, outra casa teve o telhado danificado.

– Por sorte a árvore que caiu se apoiou em outra árvore, assim a casa não ficou completamente destruída. Não conseguimos retirar a árvore em duas pessoas, vamos tentar de novo amanhã – disse o soldado Vanderlei Maciel, que trabalhou nas ocorrências.

Continua depois da publicidade

Fios de alta tensão romperam na SC-114, estrada que liga São Joaquim a Bom Jardim da Serra. Um carro foi atingido pelos cabos e foi abandonado – os passageiros saíram para se proteger da chuva e de um possível acidente com eletricidade.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a chuva intensa continuou até as 20h e seguiu para outros municípios. Até as 22h, nenhuma ocorrência havia sido registrada.

Veja a galeria de fotos dos estragos em São Joaquim:

Temporais em Chapecó

Um pouco antes do temporal na Serra, às 18h30min, a cidade de Chapecó foi atingida por vento e chuva forte. Oito soldados do Corpo de Bombeiros trabalharam para atender pouco mais de 20 ocorrências de destelhamentos e árvores caídas. O bairro mais atingido foi o Passo dos Fortes. Ninguém se feriu.

Continua depois da publicidade