Alegria, cruz, jovens. Essas três palavras foram o destaque da homilia do papa Francisco na missa de Domingo de Ramos ou da Paixão do Senhor, que abriu as celebrações da Semana Santa, neste domingo, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Continua depois da publicidade

Ao se dirigir aos jovens, que participavam da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em nível diocesano, em Roma, o Papa confirmou sua viagem ao Brasil e os convidou a participar com ele da JMJ do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho.

– Na esteira do beato João Paulo II e de Bento XVI, também eu me ponho a caminho convosco. Já estamos perto da próxima etapa desta grande peregrinação da Cruz de Cristo. Olho com alegria para o próximo mês de julho, no Rio de Janeiro. Vinde! Encontramo-nos naquela grande cidade do Brasil. Preparai-vos bem, sobretudo espiritualmente, nas vossas comunidades, para que o referido encontro seja um sinal de fé para o mundo inteiro – disse Francisco, referindo-se ao evento que está sendo organizado na capital fluminense (leia em quadro nesta página como será a jornada).

A homilia, lida em italiano, durou 13 minutos. O papa falou em pé, em voz clara, desviando algumas vezes os olhos do papel, para uma multidão calculada em 250 mil pessoas, que enchia a Praça de São Pedro e se estendia pela Via della Conciliazione, que dá acesso ao Vaticano.

Francisco descreveu o espírito de alegria na entrada de Jesus em Jerusalém, comemorada com a procissão do Domingo de Ramos, refletiu sobre sua morte na cruz no Calvário e comemorou com os jovens a JMJ diocesana.

Continua depois da publicidade

– Abraçada com amor, a cruz de Cristo não leva à tristeza, mas à alegria – pregou Francisco.

E, insistindo no entusiasmo dos jovens nas jornadas da juventude, acrescentou:

– Vós tendes uma parte importante na festa da fé! Vós trazei-nos a alegria da fé e dizei-nos que devemos viver a fé com um coração jovem, sempre… mesmo aos 70, 80 anos! Com Cristo, o coração nunca envelhece.

Um pedido de bênção a pessoas com tuberculose

A missa se encerrou às 11h30min (7h30min de Brasília). Francisco pediu a bênção de Nossa Senhora das Dores especialmente para “quem está vivendo situações mais difíceis…de modo particular as pessoas vítimas de tuberculose, sendo hoje o dia mundial da luta contra esta doença”.

– E de modo especial entrego a Maria vós próprios, caríssimos jovens, e o vosso itinerário rumo ao Rio de Janeiro. Um bom caminho a todos – encerrou, voltando a citar a cidade brasileira.

Continua depois da publicidade

Anúncio é seguido de aplausos e descontração

Os milhares de jovens que se destacavam na multidão com suas faixas e bandeiras aplaudiram com entusiasmo o chamamento feito pelo papa Francisco para o evento no Rio.

Foi um contraste com a primeira parte da celebração litúrgica, marcada pela leitura da Paixão de Cristo.

Francisco estava descontraído quando embarcou no papamóvel, usado também na chegada à Praça de São Pedro. Protegido por cinco agentes de segurança de cada lado do jipe aberto, ele acenava sorrindo para os peregrinos e fiéis. Mandou o motorista parar mais de 15 vezes para beijar as crianças, na maioria bebês de colo, que lhe eram apresentadas. Antes, durante a missa, beijou na testa e abençoou um bebê que a mãe carregava no colo, na procissão do Ofertório.

O Papa se deteve na área reservada a pessoas com deficiências para abraçar cadeirantes, paraplégicos e um deficiente visual. Às 11h50min, quando já terminava o giro pela praça, reconheceu um grupo de argentinos que gritavam seu nome. Mandou parar o papamóvel e desceu para cumprimentar os compatriotas, que o abraçavam e beijavam emocionados.

Continua depois da publicidade

Na Quinta-feira Santa, Francisco celebrará a Ceia do Senhor e a cerimônia de Lava-pés entre pobres de Roma, no Instituto Penal para Menores, em Casal de Marmo, periferia da cidade. Lavará os pés de 12 internos, representando os apóstolos.

Como será a jornada

– O que é?

Tem como meta “dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo”.

– Quando ocorre?

Em intervalos que variam entre dois e três anos. A última ocorreu de 16 a 21 de agosto de 2011, em Madri.

– Quando e onde será a próxima?

A próxima JMJ ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho de 2013.

– Quais a origens da jornada?

A primeira JMJ foi realizada em Roma, em 1986, após ter sido instituída pelo papa João Paulo II em 1985. Em 1984, já havia sido celebrada na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude.

– Quem pode participar?

Será aberta à participação de todos.

– Quais as atividades previstas?

Além de eventos culturais, haverá a cerimônia de abertura, a acolhida do Papa, a Via-Sacra, a Vigília dos jovens com o Papa e a missa de encerramento.

Continua depois da publicidade

– Qual o lema da próxima JMJ?

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. O anúncio do lema foi por Bento XVI, em 24 de agosto de 2011.

– Como se inscrever?

“Em breve”, o site www.rio2013.com disponibilizará link para a ficha de inscrição.

– Como será a hospedagem?

Em casas de família, associações, escolas, universidades e quadras poliesportivas.