França e Itália rejeitaram nesta quinta-feira o pedido de asilo de Edward Snowden, o ex-analista de inteligência da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana que revelou um vasto programa de espionagem dos Estados Unidos, anunciaram o ministério do Interior e de Relações Exteriores, respectivamente.

Continua depois da publicidade

– A França recebeu, como muitos outros países, por intermédio de sua embaixada em Moscou um pedido de asilo de Edward Snowden. Levando-se em conta os elementos de análise jurídica e da situação do interessado, não será aceito – indicou um comunicado do ministério.

>>> Brasil não responderá formalmente ao pedido de asilo de Snowden

Continua depois da publicidade

Já a ministra italiana de Relações Exteriores, Emma Bonino, disse que “o pedido de asilo de Snowden foi apresentado através de um fax enviado à embaixada da Itália”, mas que “as normas preveem que a pessoa que pede asilo deve se apresentar pessoalmente” na embaixada ou no território italiano.

– Consequentemente, não cumpre as condições para que seja aceito – acrescentou.

Snowden já recebeu respostas negativas de muitos países ao seu pedido de asilo.

De acordo com o site Wikileaks, Snowden pediu asilo a 21 países, entre eles Rússia, Islândia, Equador, Cuba, Venezuela, Brasil, Índia, China, Alemanha e França.

Snowden está bloqueado desde 23 de junho no aeroporto de Sheremetievo, em Moscou.