O Brasil não responderá formalmente ao pedido de asilo do ex-agente da inteligência americano Edward Snowden, informou o ministério das Relações Exteriores.

Continua depois da publicidade

– Houve um pedido encaminhado à embaixada em Moscou – confirmou um porta-voz do ministério.

– O Brasil não vai responder a esse pedido – acrescentou.

Snowden desistiu nesta terça-feira de pedir asilo à Rússia e agora espera a resposta de 21 países aos quais pediu asilo para evitar ser extraditado para os Estados Unidos, que querem julgá-lo por espionagem.

– Quando soube ontem a posição de Putin sobre as condições necessárias para ficar na Rússia, desistiu de seu pedido – disse Dmitiri Peskov, porta-voz do governo russo.

Continua depois da publicidade

Vladimir Putin afirmou na segunda-feira que Snowden só poderia ficar na Rússia se abandonasse “suas atividades que têm por objetivo prejudicar” os Estados Unidos.

A Bolívia aparece como novo possível destino. O presidente boliviano, Evo Morales, informou nesta terça-feira que o país está disposto a considerar um pedido de asilo político do americano, mas que ainda não recebeu nenhum pedido oficial.

-Se houver esse pedido, é claro que estamos dispostos a debater, a analisar este tema – declarou Morales em uma entrevista à rede de televisão RT.