O potencial de tornar Blumenau em um polo de ensino cervejeiro é visto com bons olhos por profissionais do mercado. Juliano Mendes, fundador da Eisenbahn e professor no curso de sommelier de cerveja, ressalta a importância de a cidade tornar-se um centro de formação:
Continua depois da publicidade
– Como Bento Gonçalves é a capital do vinho, Blumenau tem essa referência na cerveja. O mercado precisa se profissionalizar mais e a melhor forma de isso acontecer é com informação.
Membro da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina (Acerva), Charles Ristow lembra que até pouco tempo a referência no ensino de cerveja se restringia a Vassouras, no Rio de Janeiro. O presidente regional da associação, Fabiano Massaneiro explica que, por enquanto, as opções de trabalho são restritas, mas a tendência é de crescimento nesse mercado.
A Bierland tem nos planos contratar mais mão de obra com a ampliação da cervejaria planejada para os próximos dois anos. Eduardo Krueger, sócio da Bierland, conta que já participou de um curso de sommelier de cerveja. O conhecimento faz diferença:
Continua depois da publicidade
– Na turma de sommelier deste ano um dos nossos vendedores vai participar. Com isso ele vai entender o produto e vendê-lo com conhecimento de causa.
>>> Blumenau desperta interesse de escolas que promovem formacao e especializacao para cervejeiros