A instalação do ILS, sistema que possibilita pousos em condições climáticas adversas, está prevista para começar nesta segunda-feira no Aeroporto de Joinville. Até sexta-feira, a Força Aérea Brasileira (FAB) ainda mantinha o cronograma de instalação do sistema, mas informou que, entre segunda e terça, técnicos devem avaliar se a falta de um dos equipamentos necessários para o funcionamento do sistema pode parar os trabalhos.

Continua depois da publicidade

O equipamento que falta é uma estação meteorológica de superfície (EMS 1), que seria comprada pela Infraero mas que sequer foi licitado. Segundo a Infraero, a abertura do edital para a compra do EMS 1 está marcada para ocorrer ainda neste mês.

Sem o EMS 1, o início do uso do ILS, que promete reduzir o cancelamento de voos no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, seria adiado de junho deste ano para até março de 2014.

A Infraero não informou o motivo de o equipamento não ter sido comprado. Outra responsabilidade do órgão em relação à instalação do ILS eram as obras de estrutura. O serviço foi realizado e custou cerca de R$ 3 milhões.

Continua depois da publicidade