Clubes catarinenses na Série A do Brasileirão, Avaí e Chapecoense chegam à decisão do Campeonato Estadual. Porém, a equipe azurra terá a semana completa para focar somente nesse jogo. O time foi eliminado pelo Vasco, na terceira fase da Copa do Brasil, enquanto a Chape terá o primeiro duelo diante do Corinthians, em Chapecó, nesta quarta-feira (17), às 21h30min.

Continua depois da publicidade

A final do Campeonato Catarinense será no próximo domingo (21), às 16h, na Ressacada. Para seguir na disputa pelo título, o Leão venceu em casa o Criciúma nos pênaltis por 4 a 2, após 1 a 1 no tempo normal. Já na Arena Condá, a Chape derrotou o Figueirense por 1 a 0, também neste domingo (14), pela outra semifinal do torneio.

Campanhas dos finalistas

O Avaí, que manteve o técnico Geninho, possui a melhor campanha do Estadual: até o momento, foram 13 vitórias, três empates e três derrotas. Além disso, o Leão teve o ataque mais positivo (35 gols), a defesa menos vazada (sofreu oito) e o artilheiro (Daniel Amorim, com nove gols).

Lucas Frigeri pega dois pênaltis e leva Avaí à final do Catarinense

Continua depois da publicidade

Já a Chapecoense teve mudança: Claudinei Oliveira deixou o time após a derrota em casa para o Joinville por 2 a 1. A eliminação na Copa Sul-Americana, contra o chileno Unión La Calera, logo na primeira fase, também contribuiu para a saída. O interino Emerson Cris comandou dois jogos antes de Ney Franco assumir efetivamente o cargo.

O Verdão, sob o comando do novo técnico, disputou três partidas, com uma vitória, um empate e uma derrota – justamente para o Avaí. No total, a equipe do Oeste catarinense conquistou 10 vitórias, cinco empates e quatro derrotas, com 26 gols marcados e 20 sofridos. Everaldo é o artilheiro do time, com quatro gols.

Figueirense perde em Chapecó e dá adeus ao Catarinense

Nos dois encontros entre as duas equipes pela primeira fase do Catarinense, o Avaí venceu os dois jogos. No turno, em partida na Ressacada, o placar foi de 1 a 0, com gol do zagueiro Ricardo. Já na última rodada do returno, o Leão jogou com time reserva e ganhou de 2 a 1 na Arena Condá.