A partir de dezembro, Florianópolis deve ter um novo sistema de gerenciamento dos semáforos. A informação foi dada em primeira mão à CBN/Diário pelo prefeito da Capital, Gean Loureiro, durante entrevista ao Notícia na Manhã desta quarta-feira (ouça na íntegra). Segundo o chefe do executivo municipal, o processo licitatório já foi concluído e aguarda apenas a homologação para que as adaptações aconteçam.

Continua depois da publicidade

Depois da implantação, um sistema de câmeras de vídeo vai monitorar o trânsito e esses dados vão determinar a abertura ou o fechamento dos sinais conforme o movimento. Num primeiro momento, 35 complexos receberão a nova tecnologia, que foi desenvolvida por alunos e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), segundo o prefeito.

— Escolhemos os pontos mais críticos para instalar o novo sistema nessa primeira fase. Depois, vamos expandir pra outras regiões.

Para que o trabalho comece a prefeitura precisa esperar o fim da tramitação do processo de contratação da terceirizada, e espera que isso ocorra antes do mês de dezembro.

Continua depois da publicidade

— Vamos aproveitar que na temporada 80% do fluxo de veículos se dá nas praias para instalar a novidade nas sinaleiras do Centro e outros bairros — diz Loureiro.

O certame teve oito empresas participantes e a vencedora deve executar e operar o serviço por R$ 1,7 milhão. O prefeito garantiu que a companhia já opera sistemas semafóricos em outros estados brasileiros.

Leia mais

Sinaleiras sonoras estão desligadas em Florianópolis

A verdade sobre os semáforos de Florianópolis: por que a falta de sincronia provoca caos no trânsito