Florianópolis é considerada a capital brasileira do triatlo de longa distância. Não à toa: nos últimos 13 anos, sediou a única etapa do país do circuito mundial de Ironman. Desde a primeira vitória do argentino Eduardo Sturla (três vezes vencedor) e da americana Wendy Ingraham, em 2001, Jurerê Internacional segue como ponto de encontro dos maiores nomes do esporte. Mas há espaço também para quem tem currículo mais discreto, mas com objetivo de entrar para a lista de “homens de ferro”.
Continua depois da publicidade
Leia mais
.:Igor Amorelli entra em ação no domingo para coroar relação especial com o Ironman de Florianópolis
.:Confira as alterações no trânsito para o Ironman
Continua depois da publicidade
.:Ironman toma conta de Jurerê Internacional
.:No auge, brasileiros tentam quebrar favoritismo no Ironman
.:Estrangeiros são favoritos ao título do Ironman Brasil Florianópolis
.:Florianópolis recebe prova do Ironman Brasil pelo 14º ano consecutivo
Neste ano, quase dois mil triatletas profissionais e amadores, homens e mulheres, tiveram de correr para garantir suas inscrições, esgotadas há meses. Claro que isso não foi nada perto do desafio que ainda têm pela frente. No domingo, quando tocar a buzina da largada, às 7h da manhã, todos terão que enfrentar 3,8 km de água gelada, seguidos por 180,2 km de ciclismo e, para encerrar, 42,1 km de corrida.
Até hoje, o mais rápido que um triatleta conseguiu concluir este percurso foi em 8h01min32seg, recorde estabelecido pelo americano Timothy O’donnell no ano passado. No entanto, para quem a vitória está em cruzar a linha de chegada, a organização dá 17 horas como limite para a conclusão. Para incentivar os atletas, Florianópolis tem um percurso dos mais rápidos, com vários trechos planos.
Seja para ganhar o prêmio de 75 mil dólares destinado aos campeões, conquistar uma vaga na final do Circuito Mundial, no Havaí, ou viver a emoção de superar os limites do corpo, esses homens e mulheres de ferro escolheram Florianópolis como cenário perfeito para um dia sem dúvida inesquecível.
Continua depois da publicidade
Presença estrangeira
O Ironman é a competição de triatlo mais importante do país, mas também tem expressão internacional. Os números comprovam. Mais de um quarto dos inscritos para a edição de 2014 são estrangeiros, vindos de 33 países. A Argentina lidera a lista de “gringos”, com 294 participantes. Em segundo lugar está o Chile, com 92 representantes, seguido pelos Estados Unidos, que trouxe 72 .
Para seu filho ler
Lembra do homem de ferro?
– Ironman, na tradução do inglês Homem de Ferro, é uma prova que surgiu no Havaí no fim da década de 1970. É uma versão mais longa do triatlo, esporte que une natação, ciclismo e corrida. Só quem é de ferro mesmo para aguentar uma competição que pode durar até 17 horas seguidas.
– Este é o 14º ano que Florianópolis recebe o Ironman, reunindo triatletas de 34 países do mundo.
Continua depois da publicidade
– São quase dois mil ‘homens de ferro’ que, a partir das 7h de domingo, vão nadar 3,8 km, pedalar 180,2 km e depois ainda correr 42,1 km. E tem mulher que compete também! Neste ano, estão inscritas 175 atletas do sexo feminino.
