Como a inovação pode transformar os locais onde as pessoas moram, trabalham e convivem será o tema do seminário Cidades Inteligentes, Cidades do Futuro, que ocorrerá em 4 de junho, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Mobilidade urbana, acesso a serviços, qualidade de vida e integração cultural e social estão entre os assuntos que serão debatidos no encontro aberto ao público geral promovido pela Prefeitura de Florianópolis em parceria com o Ágora Lab e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) de Santa Catarina.
Pesquisadores brasileiros, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), da Finlândia e de Portugal vão apresentar conceitos, tecnologias e atitudes que podem transformar as relações das pessoas com as cidades onde moram.
Cidades precisam de soluções criativas e inovadoras
Continua depois da publicidade
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050, a população que vive em cidades irá crescer 86% em países desenvolvidos e 64% em emergentes.
A previsão é um alerta para a forma como as cidades irão enfrentar desafios como sustentabilidade energética, mudanças climáticas, novas dinâmicas demográficas, instabilidades financeiras, problemas de saúde e do envelhecimento, além do fornecimento de água potável e segurança alimentar.
Algumas das cidades que conseguiram superar esses desafios com a adoção de ações criativas e inovadoras, terão suas experiências apresentadas no seminário.
Continua depois da publicidade
Entre os palestrantes está o brasileiro Eduardo Moreira da Costa, diretor geral do Ágora Lab, e o diretor do grupo de pesquisa Changing Places, do MIT, Kent Larson, que ministrará palestra sobre arquitetura, design urbano e sistemas de mobilidade. Entre os projetos desenvolvidos por Larson está o Hiriko, um veículo inteligente que ocupa um terço do tamanho de um veículo comum.
ÁgoraLab e as cidades inteligentes humanas – Eduardo Moreira da Costa (Diretor Geral ÁgoraLab)
Oito fatores para uma cidade resiliente – Kent Larson (Diretor Changing Places, MIT Media Lab, EUA)
Continua depois da publicidade
Cidade flexível: o caso de Helsinque – Jarmo Suominen (Aalto University, Finlândia
Mobilidade sob demanda – Praveen Subramani (MIT Media Lab, EUA)
Projetos de cidades inteligentes na Europa – Álvaro Oliveira (presidente Alfamicro, Portugal)
Serviço:
Seminário Cidades Inteligentes, Cidades do Futuro
Data: 4 de junho
Horário: 14h30min.
Local: Auditório Fecomércio, Rua Felipe Schmidt 785, Centro, Florianópolis
O evento é gratuito e aberto ao público