Em momentos de cortes no orçamento da União, devido ao ajuste fiscal, obras importantes para a capital estavam em xeque. Mas nesta quarta-feira, o prefeito de Florianópolis, César Souza Júnior (PSD), recebeu uma ótima notícia do ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), durante reunião em Brasília. A Capital teve confirmada uma verba de R$ 412 milhões para obras de mobilidade urbana e reorganização do trânsito.

Continua depois da publicidade

– Vamos fiscalizar o andamento (das obras) e liberar os valores em etapas. Não temos como estimar prazos, mas sim a garantia de que o repasse vai chegar e que as obras podem começar – afirmou o ministro Kassab.

O montante já havia sido prometido pela presidente Dilma Rousseff (PT) em junho do ano passado em visita a Florianópolis. Entre as obras aprovadas pelo PAC Mobilidade estão a duplicação da rodovia Ademar Gonzaga até a altura do Morro da Lagoa, o prolongamento da Beira-mar Continental, o anel viário, a duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira, próxima à Universidade Federal de Santa Catarina, e a criação do sistema binário em cinco bairros da cidade: Córrego Grande, Trindade, Ingleses, Canasvieiras e Agronômica.

De acordo com o prefeito, até o primeiro semestre de 2016, todas as obras devem ser iniciadas. Já obras ditas como prioritárias como a duplicação da rua Edu Vieira e a implantação do anel viário, que estão mais adiantadas, devem ser licitadas e iniciadas já no segundo semestre de 2015. Apenas essas duas últimas têm orçamento previsto de R$ 180 milhões.

Continua depois da publicidade