Florianópolis tem grandes chances de ser novamente a casa do tênis no país. A cidade natal de Gustavo Kuerten, maior tenista brasileiro da história, poderá sediar a volta do país ao Grupo Mundial – o Brasil conquistou o direito de jogar a principal divisão após vitória no último domingo, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
? Com novidade, Guga apresenta a sexta edição da Semana Guga Kuerten
? Confira entrevista exclusiva com Gustavo Kuerten
Na quinta-feira, a Federação Internacional de Tênis (ITF), em Dubai, ao meio dia será sorteado o próximo adversário do Brasil. Como não está entre os primeiros colocados do ranking de países, o país medirá forças contra um dos oito cabeças de chave e tem mais chances de novamente jogar em casa. E a Capital catarinense – já sediou quatro vezes partidas do Grupo Mundial da Copa Davis: 1997,1998, 2000, 2001 -, está entre as cotadas para realizar a partida.
Continua depois da publicidade
O Brasil joga em casa se o adversário for EUA, Itália, República Tcheca ou Suíça. Atua fora se pegar Argentina, França ou Canadá. Se a Sérvia for a oponente, o local será definido por sorteio.
– Para escolher a sede primeiros pensamos na questão técnica, onde o desempenho dos nossos atletas é melhor. Se enfrentarmos Suíça ou Sérvia fica mais fácil trazer aqui para Florianópolis, porque podemos jogar na altura do mar – explica Rafael Westrupp, presidente da Federação Catarinense de Tênis e superintendente administrativo CBT.
Uma das condições para a Davis voltar a Capital catarinense é o apoio do governo Estadual. Em São Paulo, todos os custos da quadra foram pagos pelo governo.
Continua depois da publicidade
– Em São Paulo custou mais ou menos R$ 1,2 milhões. As eleições atrapalham um pouco esse momento de negociação, mas assim que acabar a eleição vou diretamente no secretário de turismo e esporte ou no governador para negociar – afirma Westrupp.
Confronto será em março de 2015
Os jogos da primeira fase da Davis estão marcados para serem realizados entre os dias 6 e 8 de março de 2015. Ser for realizado em Florianópolis, o resort Costão do Santinho aparece como um provável local para a disputa.
– O Costão, que já recebeu a Davis, pode ser um bom local. Teremos também custos de arquibancada móvel, mas eu como presidente da FCT tenho muito interesse de trazer a Davis para cá. Mas nada vai acontecer sem a ajuda do governo – finalizou Westrupp.
Continua depois da publicidade