Os catarinenses podem ter nas maiores cidades do Estado boas oportunidades para criar seus filhos. É o que aponta um ranking elaborado pela Delta Economics & Finance para o site da Revista Exame. O levantamento analisou apenas as grandes cidades brasileiras, com mais de 260 mil habitantes. A primeira colocada é Florianópolis. Blumenau aparece na quarta posição e Joinville, na nona. O ranking define nota para as 100 maiores cidades brasileiras.
Continua depois da publicidade
::: Pais ajudam a reduzir a ansiedade das crianças com a volta às
O estudo levou em conta oito critérios, como educação, saúde, segurança e Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM). O último colocado foi o munícipio de Santarém, no Pará.
Continua depois da publicidade
Juliane Mendes La Banca, coordenadora pedagógica do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) afirma que o primeiro item que os pais devem analisar na hora de decidir uma cidade para criar os filhos é a educação:
– Devem verificar a quantidade de escolas, a faixa etária dos filhos e se as propostas pedagógicas se adequam ao estilo da família. Em Florianópolis, temos várias propostas dos mais diferentes estilos – afirma.
A coordenadora acredita que as áreas verdes também devem ser priorizadas para promover a recreação dos pequenos. Na Capital, ela cita o Parque da Lagoa do Peri e Parque Ecológico do Córrego Grande como opções.
Continua depois da publicidade
Além disso, alimentação saudável – com mercados que comercializam orgânicos -, saúde e cultura também são aspectos importantes para definir a cidade ideal para criar os filhos:
– A cultura faz parte da formação do sujeito. Os pais devem analisar se a cidade oferece programação cultural variada e para crianças também.
::: Confira as 10 melhores cidades para criar seus filhos
Cidade Nota
1 Florianópolis 36,52
2 Santos 35,46
3 Vitória 34,52
4 Blumenau 33,94
5 Santo André 33,90
6 Jundiaí 33,65
7 Bauru 33,48
8 Maringá 33,20
9 – Joinville 33,18
10 – Curitiba 32,98